No âmbito do Projeto NET_IDEA a RPCI desenvolveu ações de formação com grupos de jovens nas cidades de Vila Verde e Santa Maria da Feira (estando a mesma formação já programada também para a cidade de Braga), municípios parceiros do projeto, no sentido de sensibilizar para o tema da não-discriminação e oferecer instrumentos de comunicação para criar e divulgar campanhas nas redes sociais e nas escolas.
As pessoas participantes (18 em Vila Verde e 17 em Santa Maria da Feira) tiveram a oportunidade de aprender como construir narrativas inclusivas e como aplicar essas mensagens em conteúdos gráficos (imagem e vídeo), recorrendo a apps como o Canva e o CapCut, até chegarem a produtos prontos a publicar nas redes sociais. Abaixo um exemplo de conteúdos criados no âmbito da formação:

Mas não vamos ficar por aqui! Esta atividade é apenas o início de um trabalho liderado pelas pessoas jovens que irá decorrer ao longo deste ano. Conteúdos criados pelos dois grupos de pessoas jovens vão agora ser alvo de uma campanha maior que está já a ser planeada por estes grupos com o apoio da RPCI e dos respetivos parceiros do projeto. No passado dia 14 de junho, no Agrupamento de Escolas da Arrifana em Santa Maria da Feira, 213 jovens e 22 docentes participaram já numa campanha de sensibilização que contou com a afixação de cartazes e uma comunicação na rádio escolar. Abaixo um dos cartazes afixados:

Para estas iniciativas, contámos com o apoio de parceiros como o CigaGiro, do Centro Comunitário de Vila de Prado (Vila Verde), do Município de Vila Verde e do Agrupamento de Escolas da Arrifana (Santa Maria da Feira), mas também com a experiência do grupo de pessoas formadoras composto por Mafalda Fernandes, Paula Cardoso e Sérgio Xavier, e com o apoio técnico e pedagógico da Inês Granja, que muito agradecemos.
Finalmente, 3 pessoas jovens destas cidades irão participar no Youth Summit, em Lublin (Polónia), em Outubro. Este é um evento anual onde se pretende sensibilizar e envolver a camada mais jovem (18-25 anos de idade) para o tema da igualdade e não discriminação na sociedade atual. Este ano, o evento realizar-se-á na Capital Europeia da Juventude 2023 (Lublin, Polónia), inserindo-se nas inúmeras iniciativas planeadas pelo município.
Acerca do Youth Summit:
O nome oficial do evento é “I European Summit of Youngsters Against the Rumours”, sendo o tema principal “a luta contra os rumores”. Irá acontecer de 6 a 8 de outubro de 2023. O evento irá contar com a participação de 6 países europeus (Itália, Espanha, Portugal, Suécia, Alemanha e Polónia) e juntar um grupo de 40 jovens (das 16 cidades parceiras destes países) que tenham estado envolvidos em iniciativas de reflexão e sensibilização para os temas da anti-discriminação, no âmbito deste projeto.
O objetivo deste encontro é o de fornecer e partilhar ferramentas que ajudem a promover processos de auto-reflexão, debate ou ativismo para o desenvolvimento de novas narrativas interculturais para as cidades onde residem.
Quer ficar por dentro de toda a programação da Rede Portuguesa de Cidades Interculturais e da Cooperativa RPCI?
Siga-nos no YouTube e conheça os nossos outros canais: basta procurar por “cidadesinterculturais”
#inclusão #integração #proximidade #sensibilidade #participação #jovens #RPCI #cidadesinterculturais #ICCCities
