‘Be Everything Belong’ celebra o Projeto NET-IDEA que juntou 16 Cidades Europeias em nome da interculturalidade e contra todas as formas de Ódio e Discriminação

DOWNLOAD do kit de imprensa

No dia 17 de Abril de 2024, em Botkyrka, Suécia, uma espetacular ação coletiva de arte pública – apoiada pela Plataforma Inside Out criada pelo artista francês JR – celebrará a conclusão da Campanha Europeia de Sensibilização ‘Be Everything Belong’ e representará o momento final do Projeto NET-IDEA – Rede de Cidades Europeias para o Interculturalismo, Diversidade, Igualdade e Anti-Discriminação.

NET-IDEA é um projeto financiado pelo Programa CERV da Comissão Europeia e promovido e coordenado pelo ICEI – Istituto Cooperazione Economica Internazionale, uma ONG italiana sediada em Milão, em parceria com DIVERSIT / Red Española Ciudades Interculturales, RPCI – Rede Portuguesa Cidades Interculturais, Interkulturella Stader Sverige (Suécia) e os municípios de Lublin (Polónia) e Erlangen (Alemanha), num total de 16 municípios em 6 países europeus (Itália, Espanha, Portugal, Suécia, Alemanha e Polónia), todos membros do Programa Cidades Interculturais (ICC) do Conselho Europeu.

O Projecto NET-DEA visa reforçar o papel das autoridades locais no domínio da promoção da diversidade, interculturalismo, anti-discriminação e inclusão de minorias, com base numa parceria transnacional de 4 Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Municípios.

A Campanha de Sensibilização ‘Be Everything Belong‘ envolveu centenas de jovens activistas nestas 16 cidades europeias que – literalmente – deram a cara na tentativa de imaginar uma sociedade europeia mais inclusiva e que combate rumores e discriminações.

Mais de 100 retratos (90x130cm) de jovens ativistas serão pendurados nas paredes do Hallunda Folkets Hus, um dos maiores centros culturais da Suécia localizado na cidade de Botkyrka, perto de Estocolmo, que se tornou num modelo mundial no que diz respeito a práticas de inclusão social e interculturalidade.

Será um momento emocionante, aquele em que, em parceria com o artista JR, se irá revelar um grande mosaico com os rostos de dezenas de ativistas que trabalham todos os dias para reclamar o seu direito a pertencer e transformar as cidades onde vivem em lugares sem barreiras. Será um momento em que a arte dará voz a quem pode promover a mudança.

AQUI poderá aceder à página oficial da campanha ‘Be Everything Belong’ na plataforma Inside Out

Quem é o artista JR e o Inside Out – mais informações  

Acerca da campanha ‘Be Everything Belong’

A ação é o resultado de grupos focais e workshops entre ativistas, associações locais, escolas (em Portugal: Escola Básica e Secundária de Arrifana e Escola Profissional de Braga), centros juvenis (em Portugal: Centro Comunitário de Vila de Prado) e autarquias (em Portugal: Câmara Municipal de Braga, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Câmara Municipal de Vila Verde) que participaram do NET-IDEA de 2022 a 2024.

Nas 16 cidades europeias (Barcelona, Bilbao, Castellon de la Plana, Donostia, Tenerife em Espanha, Erlangen na Alemanha, Lublin na Polónia, Turim, Modena, Pontedera e Reggio Emilia em Itália, Santa Maria da Feira, Vila Verde e Braga, em Portugal e Linkoping e Botkyrka na Suécia), foram criados espaços de reflexão sobre o conceito de identidade e de construção de um novo sentido de pertença baseado no valor positivo da diversidade, na cultura da anti-discriminação e no direito à inclusão .

Dentro destes caminhos de reflexão e capacitação, foram desenhadas ações de sensibilização local com impacto em cada participante, onde a fotografia se tornou a ferramenta para dar voz às necessidades da comunidade, ao mesmo tempo que testemunham o orgulho de fazer parte de um mundo diversificado e de uma sociedade sem barreiras.

Depois de uma série de exposições e instalações temporárias e itinerantes das fotografias e retratos que cobriram edifícios emblemáticos e espaços públicos nas comunidades envolvidas, os emocionantes retratos da Campanha de Conscientização ‘Be Everything Belong’ chegaram agora a Botkyrka, uma cidade ao sul de Estocolmo, que, tal como as outras cidades da rede NET-IDEA, faz parte do Programa de Cidades Interculturais (ICC) do Conselho da Europa.

Acerca do NET-IDEA

O NET-IDEA – Rede de Cidades Europeias para o Interculturalismo, Diversidade, Igualdade e Anti-Discriminação é um projeto financiado pelo Programa CERV da Comissão Europeia e promovido e coordenado pelo ICEI – Istituto Cooperazione Economica Internazionale em parceria com DIVERSIT / Red Española Ciudades Interculturales, Rede Portuguesa Cidades Interculturais, Interkulturella Stader Sverige e os municípios de Lublin (Polónia) e Erlangen (Alemanha), todos membros do Programa Cidades Interculturais (ICC) do Conselho da Europa.

O NET-IDEA reforçou o papel dos governos locais e do activismo juvenil na promoção da diversidade, interculturalismo, cultura anti-discriminação e inclusão de minorias.

O projeto, que pode ser descrito como um foco de ativismo, proporcionou a vários setores da administração pública (da área da juventude, assistentes sociais, funcionários municipais, decisores políticos, professionais de educação e de serviços integradores) e a jovens ativistas em toda a Europa, a oportunidade de aprofundar a cooperação transnacional e desenvolver competências específicas e práticas altamente eficazes para enfrentar os desafios a nível local nas áreas de competências interculturais/políticas e concepção de serviços, ativismo juvenil anti-rumores a nível local e europeu, e sensibilização para a diversidade, inclusão e anti-rumores, bem como questões de discriminação.

Em todas as cidades envolvidas – 16 cidades, em 6 países da UE – (Barcelona, Bilbao, Castellon de la Plana, Donostia, Tenerife para Espanha, Erlangen para a Alemanha, Lublin na Polónia, Turim, Modena, Pontedera e Reggio Emilia para Itália, Santa Maria da Feira, Vila Verde e Braga para Portugal e Linkoping e Botkyrka, para a Suécia), o NET-IDEA promoveu formas de cooperação que terão impacto na concepção e divulgação de novas narrativas para combater a discriminação e assim construir uma sociedade europeia mais inclusiva.

Mais informação acerca do NET-IDEA e da ICEI 

Seminário de encerramento do NET-IDEA: um dia de debate e celebração

No dia 17 de abril de 2024, a conferência final do Projeto NET-IDEA será realizada no Hallunda Folkets Hus, um dos maiores centros culturais da Suécia localizado na cidade de Botkyrka.

Por quê Botkyrka? Botkyrka é uma das cidades emblemáticas do Programa ICC: o município tem vindo a promover a abordagem intercultural nas suas estratégias e políticas públicas há muitos anos, com foco em questões de igualdade de género, direitos humanos e liberdade da opressão e da violência. Este laboratório de ideias e políticas é, portanto, o espaço mais adequado para a organização da última fase do projeto, criando também oportunidades de partilha de práticas e processos para as restantes cidades envolvidas.

Durante um dia inteiro, jovens activistas de toda a Europa reunir-se-ão, portanto, na ‘Casa do Povo’, a Hallunda Folkets Hus, para trocar e discutir formas de interagir e construir uma nova narrativa sobre o sentido de pertença.

A conferência final culminará com a Ação Coletiva ‘Be Everything Belong’, batizada em homenagem à Campanha de Sensibilização NET-IDEA homónima nas diversas cidades do projeto e apoiada pela Plataforma Inside Out criada pelo Artista Francês JR.

Da conferência final a um livro com Melhores Práticas

A conferência final do NET-IDEA não será apenas um momento de discussão e celebração, mas também uma oportunidade para reunir todas as propostas e insights que surgiram durante o projeto e escrever – durante um workshop colaborativo – um livro contendo histórias, boas práticas, e sugestões sobre como desenvolver conjuntamente espaços de interação intercultural e narrativas positivas para a construção de um novo sentimento de pertença. Este documento será editado, impresso e distribuído em toda a rede NET-IDEA de países e cidades muito em breve.

Quer ficar por dentro de toda a programação da Rede Portuguesa de Cidades Interculturais e da Cooperativa RPCI?

Siga-nos no YouTube e conheça os nossos outros canais: basta procurar por “cidadesinterculturais”

#inclusão #integração #beeverything #belong #participação #jovens #RPCI #cidadesinterculturais #ICCCities

Leave a comment