BE EVERYTHING, BELONG é o mote desta campanha para promover a Inclusão e o Sentimento de Pertença!
O dia 17 de abril de 2024 foi uma data memorável! Mais de 130 ativistas de toda a Europa participaram numa grande ação coletiva internacional de arte pública apoiada pelo Inside Out Project em nome da interculturalidade e inclusão, contra todas as formas de ódio e discriminação.

Jovens de 16 cidades e 6 países da Europa, envolvidos no projeto NET IDEA (Rede de Cidades Europeias para o Interculturalismo, Diversidade, Igualdade e Anti-Discriminação), coordenado pelo ICEI (Instituto para a Cooperação Económica Internacional), e do qual a RPCI é parceira, decidiram “dar a cara”, literalmente, para expressar o direito e a vontade de todas as pessoas serem parte integrante das suas comunidades, com todas as suas identidades: sendo 100% quem são- ser tudo o que somos e pertencer!
O projeto foi financiado pela Comissão Europeia e é apoiado pelo Programa Cidades Interculturais do Conselho da Europa.
Centenas de jovens de 16 cidades europeias – incluindo Vila Verde, Santa Maria da Feira, Braga, Turim, Modena, Erlangen e Botkyrka – participaram no flashmob “Be Everything Belong”, uma grande ação coletiva de arte pública apoiada pela Inside Out, plataforma criada pelo artista JR.
Mais de 130 retratos (tamanho 90 x 130 cm) de jovens foram afixados nas paredes do Hallunda Folkets Hus, um dos maiores centros culturais da Suécia localizado na cidade de Botkyrka, perto de Estocolmo, que se tornou um modelo a nível mundial para as boas práticas em termos de inclusão social e intercultural.

O flashmob foi o momento final do projeto NET IDEA, financiado pela Comissão Europeia e promovido pelo ICEI, uma ONG italiana sediada em Milão. O objetivo é reforçar o diálogo com as autoridades locais no que diz respeito à diversidade, à interculturalidade, ao combate à discriminação e à inclusão de minorias.
No entanto, a conferência final do NET IDEA não foi apenas um momento de discussão e de celebração, mas também uma oportunidade para reunir todas as propostas e insights que surgiram durante o projeto e escrever – durante um workshop colaborativo – um livro com histórias, boas práticas, e sugestões sobre como desenvolver conjuntamente espaços de interação intercultural e narrativas positivas para a construção de um novo sentimento de pertença. Este documento está a ser produzido e será em breve editado, impresso e distribuído em toda a rede NET IDEA de países e cidades.
Este evento internacional representa o culminar do projeto NET IDEA e de todo o trabalho desenvolvido pelas 16 cidades europeias envolvidas, nomeadamente: o evento “Juventude Anti-Rumores 2023”, realizado em Outubro de 2023 em Lublin, Polónia; posteriores atividades de photovoice realizadas com jovens, em parceria com as escolas locais, onde, através desta metodologia participativa recorrendo à fotografia, se procurou encontrar os pontos de pertença na comunidade, tal como os locais onde esta pertença é menos sentida; e exposições locais, públicas e gratuitas, onde foram exibidas as fotos tiradas por jovens (realizadas entre março e abril de 2024). Pretendeu-se, assim, contribuir para uma reflexão local sobre identidade e como se pode promover uma cidade à qual todas as pessoas sentem que pertencem.
Algumas das iniciativas deste projeto vão ter continuidade através de atividades que cada uma das cidades está já a desenvolver, tais como: formação interna em Competências Interculturais a técnicos das Câmaras Municipais e mais iterações das exposições locais em outros sítios da cidade. Para não falar do evento “Juventude Anti-Rumores” que está previsto acontecer todos os anos a partir de agora.
Para mais informações sobre esta campanha, visite o seguinte site: https://www.insideoutproject.net/en/explore/group-action/we-are-100-us-and-we-belong-here
Para saber mais sobre o Projeto NET IDEA e as atividades desenvolvidas pela Rede Portuguesa das Cidades Interculturais, podem entrar em contacto através do seguinte endereço de e-mail: geral@cidadesinterculturais.pt
#beeverything #belong #inclusão #participação #ICCities #cidadesinterculturais
