Por: Eva Calado
Com a conclusão do primeiro encontro internacional de formação, lançámos oficialmente o novo projeto STAND – Strengthening Towns’ Activation for New Narratives on Diversity.

Coordenado pelo ICEI, involve 15 cidades europeias em 4 países (Itália, Espanha, Portugal e Polónia) que estão a trabalhar em conjunto para co-criar novas narrativas e destacar o valor da coexistência na diversidade e a contribuição dos grupos sub-representados para o desenvolvimento social e cultural das cidades e da Europa como um todo.
O processo envolverá também organizações da sociedade civil activas nos diferentes contextos locais, em especial as que trabalham com jovens, para que possam participar ativamente no processo de criação e divulgação de narrativas alternativas.
O evento de formação de dois dias (26 e 27 de março) no Laboratorio Aperto em Parma, reuniu especialistas, redes e membros das autoridades locais. Em conjunto, partilhámos experiências, exploramos os desafios da comunicação intercultural e contrariamos a desinformação, enquanto refletimos sobre o poder das narrativas a nível local.
O projeto STAND será uma importante oportunidade de intercâmbio e cooperação entre as cidades europeias envolvidas, cujos resultados serão promovidos no âmbito do Programa Cidades Interculturais promovido pelo Conselho da Europa e coordenado, em Portugal, pela RPCI.
Um agradecimento especial à hospitalidade do Município de Parma, às pessoas especialistas: Ika Trijsburg, Carla Calado, Dani de Torres e Claudio Tocchi e a todas as pessoas participantes.
#TAKEASTAND! #cidadesinterculturais
ℹ️ STAND é um projeto financiado pela União Europeia e coordenado pelo ICEI – Istituto Cooperazione Economica Internazionale, implementado em conjunto com a RPCI – Rede Portuguesa das Cidades Interculturais,Diversit e as cidades de Lublin e Wroclaw.
Pessoas peritas: Ika Trijsburg, Carla Calado, Dani de Torres e Claudio Tocchi
Cidade de acolhimento: Comune di Parma
