
Projeto DiverCities
- Coordenação: ICEI (coordenadores Rede Italiana de Cidades Interculturais)
- Financiamento: programa CERV, Comissão Europeia
- Vigência: 2022-2024
- Cidades participantes (em Portugal): Loures
Esta é uma iniciativa internacional que junta parceiros de Itália, Espanha, Grécia e Portugal, O projeto surgiu das relações criadas no âmbito da Rede Internacional das Cidades Interculturais, um programa do Conselho da Europa, com vista a reforçar as práticas participativas no âmbito da Interculturalidade. O projeto, coordenado pelo ICEI – Istituto Cooperazione Economica Internazionale, uma ONG italiana especializada em projetos em matéria de interculturalidade e anti-discriminação, envolveu um total de 8 cidades europeias. Teve a duração de 2 anos, iniciando em novembro de 2022 e terminando em junho de 2024, e foi financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa CERV.
O DiverCities proporcionou aos municípios a possibilidade de, através de uma colaboração transnacional, desenvolver competências específicas e práticas eficazes para enfrentar os desafios a nível local. Além disso, promoveu uma cooperação positiva e duradoura entre autarquias organizações da sociedade civil e comunidades diversas através de metodologias participativas, nomeadamente Assembleias Interculturais e ações de sensibilização locais.
Ações realizadas através da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais:
- Inquérito (pré-teste) sobre metodologias participativas e assembleias interculturais e avaliação dos resultados dor projeto.
- Participação de Loures na sessão de lançamento do projeto em Pontedera, Itália (abril 2023).
- Desenvolvimento e teste de uma Formação “Porque que é que as pessoas não participam?” em metodologias Participativas (6h) para staff da CM Loures e Juntas de Freguesia locais.

- Avaliação do Plano Municipal de Integração de Pessoas Migrantes com entidades locais (35 pessoas de 22 entidades participaram).
Realização de um Diagnóstico Participativo com 54 pessoas de diversas origens.
Organização e realização de 4 Assembleias Comunitárias Participativas na Apelação, Loures, com presença de de 129 pessoas, como apoio de duas associações de base local – AMUA e AMRT;






- Um projeto comunitário participativo, que culminou na requalificação do Jardim da Paz na Apelação, Loures. O jardim foi alvo de uma celebração em 15 de junho 2024 e uma BD foi criada para contar a história do projeto. Download da BD, aqui.




- Encontro final do consórcio em Estrasburgo, França (junho 2024), para avaliação do projeto e preparação da campanha de comunicação.

- 1 evento de disseminação de resultados a nível nacional e um workshop sobre assembleias participativas a 19 junho 2024, com participação de outras cidades da RPCI
- Criação de um conjunto de recomendações para políticas públicas mais participativas, nomeadamente para a realização de assembleias comunitárias interculturais.
Para assinalar o encerramento do projeto, organizámos um encontro nacional no formato de um seminário final para os parceiros locais e outras cidades, para partilhar os resultados e as aprendizagens atingidos. Este evento aconteceu no dia 19 de junho 2024, em Loures.






#wearedivercities #participação #ferramentas #ICCities
