A RPCI tem vindo a desenvolver diversos projetos em parceria com as cidades aderentes e com redes de cidades de outros países. Estes projetos têm por objetivo potenciar o trabalho de longo termo realizado com estas cidades aos mais diversos níveis.
Conheça os nossos projetos:
Intercultural Educators

Descrição: Este é o projeto anual da RPCI sendo financiado pelo Conselho da Europa (programa Intercultural Cities) e abrange as 18 autarquias da rede nacional (RPCI). As cidades de Barcelos, Oeiras, Paranhos e Porto fazem parte do consórcio de cidades envolvidas na gestão deste projeto. O objetivo é continuar o trabalho de promoção de iniciativas de conscientização intercultural em ambientes educacionais com autoridades municipais, jovens, famílias e crianças. Também pretendemos fomentar a lente intercultural em ambientes educacionais, promovendo oportunidades de aprendizagem para pessoal docente, não docente e parceiros da escola para desenvolver a sua autorreflexão e conhecimento e cultivar competências interculturais.
Estão previstas as seguintes ações: partilha de práticas entre cidades; formação em competências interculturais para prof. de educação; um webinar nacional; um webinar internacional e três episódios de podcast “Portugal Plural”.
Datas: abril a novembro 2025
Projeto em desenvolvimento
Plano Municipal para a Integração de Pessoas Migrantes (Loures)

Descrição: O município de Loures convidou a RPCI para parceira do Plano Municipal de Integração de Migrantes, uma medida apoiada pelo FAMI. A iniciativa começa por um diagnóstico e atualização do plano anterior, passando pela contratação de pessoas mediadoras, apoio à ação das associações de pessoas migrantes, ações na área da saúde, cultura e educação, ações de sensibilização, sessões de literacia digital e aulas de português.
Os Planos Municipais para a Integração de migrantes são instrumentos que incorporam as estratégias de atuação das entidades que atuam nas área das migrações, a nível local, e que concorrem para a concretização do processo de integração das pessoas imigrantes na sociedade portuguesa, contribuindo assim para uma mais adequada gestão dos fluxos migratórios ao nível do desenvolvimento local (extraído de “Políticas Locais de Acolhimento e Integração de Imigrantes”, ACM)
Datas: fevereiro 2025 a março 2027
Projeto em desenvolvimento
STAND

Descrição: O STAND é um projeto internacional, fruto das relações desenvolvidas no âmbito do Programa de Cidades Interculturais do Conselho da Europa. Este projeto tem como propósitos: apoiar as cidades europeias na construção de narrativas que valorizem a diversidade e o contributo das minorias para o desenvolvimento social; envolver e capacitar as organizações da sociedade civil, em particular as que trabalham no domínio da juventude, no processo de construção e divulgação de narrativas alternativas; e aumentar o intercâmbio e a cooperação entre as cidades europeias sobre os temas alvo do projeto. O STAND envolve cidades e organizações da sociedade civil de 4 países: Espanha, Itália, Polónia e Portugal. Em Portugal encontram-se envolvidas as cidades de Barcelos, Loures, Vila Verde e Viseu.
Datas: janeiro 2025 a agosto 2027
Projeto em desenvolvimento
EPIC_IDEA

Descrição: O Projeto EPIC_IDEA (Empowering Youth Participation for Inclusive and plural Communities) é promovido por uma parceria transnacional de organizações da sociedade civil trabalhando juntas para criar as condições para uma abordagem efetiva de baixo para cima na promoção da participação cidadã – em particular, de jovens – na vida democrática e cívica nos 4 países alvo: Itália, Hungria, Espanha e Portugal. A iniciativa surgiu das relações criadas no âmbito da Rede Internacional das Cidades Interculturais, um programa do Conselho da Europa, e inspira-se no trabalho realizado pelas redes Portuguesa (RPCI), Espanhola (RECI) e Italiana (ICEI), juntando um total de 69 cidades nos três países. Em Portugal conta com 3 cidades: Cascais, Santa Maria da Feira e Vila Verde e com um parceiro social: Clube Intercultural Europeu.
Datas: setembro 2024 a agosto 2026
Projeto em desenvolvimento
Descrição: O Projeto DiverCities surgiu das relações criadas no âmbito da Rede Internacional das Cidades Interculturais, um programa do Conselho da Europa, com vista a reforçar as práticas participativas no âmbito da Interculturalidade. Esta é uma iniciativa internacional que junta parceiros de Itália, Espanha, Grécia e Portugal. Em Portugal, este projeto envolveu a RPCI- Rede Portuguesa das Cidades Interculturais, a Câmara Municipal de Loures e o apoio de duas organizações da sociedade civil locais, a AMRT e a AMUA.
Datas: novembro 2022 a junho 2024
Descrição: O Projeto NET-IDEA (Network of European Towns for Interculturalism, Diversity, Equality & Anti-Discrimination) surgiu das relações criadas no âmbito da Rede Internacional das Cidades Interculturais, um programa do Conselho da Europa, com vista a reforçar o papel das autoridades locais no domínio da promoção da diversidade, da interculturalidade, da anti discriminação e da inclusão de minorias. O projeto reúne a Rede Portuguesa das Cidades Interculturais, a rede análoga espanhola e italiana, uma associação sueca e as cidades de Lublin (Polónia) e Erlangen (Alemanha), envolvendo um total de 16 cidades europeias. Em Portugal estiveram envolvidas as cidades de Braga, Santa Maria da Feira e Vila Verde.
Datas: maio 2022 a abril 2024
Escolas Interculturais

Descrição: Este foi o projeto anual em 2024 da RPCI sendo financiado pelo Conselho da Europa (programa Intercultural Cities) e abrangeu as 18 autarquias da rede nacional (RPCI). As cidades de Lisboa, Oeiras, Barcelos e Paranhos fizeram parte do consórcio de cidades envolvidas na gestão deste projeto. O objetivo foi promover iniciativas de conscientização intercultural em ambientes educacionais com autoridades municipais, jovens, famílias e crianças. Também pretendeu fomentar a lente intercultural em ambientes educacionais, promovendo oportunidades de aprendizagem para pessoal docente, não docente e parceiros da escola para desenvolver a sua autorreflexão e conhecimento e, finalmente; cultivar competências interculturais.
Datas: abril a novembro 2024
Ecossistemas Interculturais

Descrição: Este foi o projeto anual de 2023 da RPCI juntamente com as suas cidades-membro. Foi um projeto financiado pelo Conselho da Europa (programa Intercultural Cities) e abrangeu as 18 autarquias da rede nacional (RPCI), sendo que os municípios de Lisboa, Loures e Cascais integraram a equipa de desenvolvimento e acompanhamento do mesmo. O objetivo foi promover ecossistemas interculturais locais, fomentar a lente do Interculturalismo em Planos e Estratégias Municipais e promover oportunidades de aprendizagem para funcionários e parceiros da cidade.
Datas: abril a novembro 2023
Género e Interculturalidade

Descrição: Este foi o projeto anual de 2022 da RPCI juntamente com as suas cidades-membro. Foi um projeto financiado pelo Conselho da Europa (programa Intercultural Cities) e abrangeu todas as autarquias da rede nacional (RPCI), sendo que os municípios de Lisboa, Oeiras e Vila Verde integraram a equipa de desenvolvimento e acompanhamento do mesmo. Os objetivos foram os seguintes: promover a reflexão e o debate sobre a interseccionalidade entre género e as diferentes origens e pertenças étnicas, culturais e religiosas; dar mais visibilidade a estas questões e ajudar a desconstruir mitos e preconceitos; e partilhar práticas que permitam potenciar cidades mais inclusivas a este nível.
Datas: abril a novembro 2022
Redes para a Empregabilidade

Descrição: Com este projeto, desenvolvido em 2022, pretendemos fomentar o compartilhamento de práticas, o aumento da competência para promover a inclusão no mercado de trabalho e a conscientização de empregadores, uma vez que percebemos que muitas cidades estão à procura de soluções para fomentar a empregabilidade local, e outras cidades já implementaram soluções inovadoras e colaborativas para promover a inclusão no mercado de trabalho. O projeto foi apoiado pelo fundo para projetos Intercidades do programa Cidades Interculturais e liderado pelas cidades de Loures e Lisboa com apoio da RPCI.
Datas: abril a novembro 2022
Welcoming Uckrainians

Descrição: O Projeto Welcoming Ukrainians decorreu em 2022 tendo resultado de uma iniciativa das cidades de Vila Nova de Famalicão, Santa Maria da Feira e Vila Verde. O projeto foi apoiado pelo fundo para projetos Intercidades do programa Cidades Interculturais, Conselho da Europa e o seu objetivo foi desenvolver e testar ferramentas conjuntas de acolhimento para melhor integrar as pessoas ucranianas e outros grupos de pessoas refugiadas ou requerentes de asilo e proteção temporária nas cidades parceiras, utilizando metodologias participativas.
Datas: abril a novembro 2022
Emprego Inclusivo

Descrição: este projeto, financiado pelo Conselho da Europa, Programa Cidades Interculturais, através das Bolsas Intercidades, consistiu na elaboração de um guia de recrutamento inclusivo para fornecer informação sobre a legislação laboral das empresas portuguesas, em áreas como a legislação migratória e a inclusão no local de trabalho. O projeto foi uma iniciativa das cidades da Amadora, Oeiras e Loures, sendo a RPCI convidada para encabeçar a parceria.
O projeto visou promover a consciencialização em torno das vantagens da D&I e aumentar a informação disponível e fiável para empregadores e pessoas migrantes.
Datas: abril a novembro 2021
Influencers para a Inclusão

Descrição: A ideia deste projeto surgiu devido aos crescentes comportamentos discriminatórios identificados por parte das camadas mais jovens da população, nomeadamente através das redes sociais. O objetivo foi criar conteúdo que servisse como alternativas positivas, espalhando mensagens gentis, positivas e factuais para equilibrar a balança nesses meios e oferecer mais ferramentas a profissionais de educação. Através do trabalho com influenciadores foram ainda criados conteúdos para o nosso público-alvo.
Trabalhámos para criar ferramentas que desconstruam e desmistifiquem os mitos relacionados com a população migrante no nosso país, com vista a ajudar a desenvolver o espírito crítico, consciência, sensibilidade e empatia por estes temas.
Datas: abril a novembro 2021
Planos Municipais para a Interculturalidade

Descrição: Este projeto, desenvolvido em 2020, consistiu no desenvolvimento de um guia de boas-vindas a ser distribuído juntamente com a aplicação criada em 2019 (“Portugal Incoming”), para fornecer informação a pessoas recém-chegadas, visitantes e portuguesas sobre áreas como o sistema educativo, legislação migratória, aprendizagem de línguas, sistema judicial, sistema de saúde, etc. Este projeto foi apoiado por fundos do Conselho da Europa, Programa Cidades Interculturais.
Datas: abril a novembro 2020
Portugal Incoming

Descrição: Este projeto permitiu a criação de uma aplicação “Portugal Incoming”, disponível já para Android, com conteúdos informativos de suporte à integração de pessoas migrantes, bem como a tradução de documentos chave de suporte às cidades, como o guia “step-by-step” (Guia passo-a-passo, disponível na seção ferramentas) e um curso online com o mesmo título, disponível no site do Programa Cidades Interculturais, Conselho da Europa.
Datas: abril e novembro 2019
Policy Lab

Descrição: Este projeto teve como objetivo promover o debate em torno da aplicação da legislação existente em matéria de migração entre os decisores políticos, o governo e as cidades, dada a constatação da distância existente entre a lei e a prática.
O projeto teve como ações:
- Evento com debate nos dias 9 e 10 de outubro, com participação de mais de 100 pessoas do governo, organismos públicos, empresas, cidades da RPCI e sociedade civil
- Criação de um grupo de trabalho e elaboração de propostas formais para políticas públicas, que foram entregues ao representante do ACM (agora AIMA) neste Guia de recomendações para políticas públicas.
- Divulgação e tradução de materiais e metodologias que possam ser utilizados para promover a inclusão nos serviços públicos (materiais de formação, etc.), nomeadamente do guia antirrumores publicado pelo Conselho da Europa, disponíveis na secção ferramentas.
Datas: abril a novembro 2018


