Sobre nós

As nossas cidades têm muito a ganhar com o empreendedorismo, a variedade de habilidades e a criatividade associadas à diversidade cultural, desde que adotem políticas e práticas que facilitem a interação intercultural e a cocriação. O Conselho da Europa analisou a experiência de uma série de cidades em todo o continente que estão a usar a diversidade como um ativo, e não como uma ameaça.

A contribuição coletiva dessas cidades deu forma a um conceito único de integração de migrantes / minorias, denominado de “integração intercultural”. O conceito é apoiado por extensas evidências de pesquisa e uma gama de instrumentos jurídicos internacionais.

O programa das “Cidades Interculturais” apoia as cidades na revisão das suas políticas, através de uma lente intercultural, e no desenvolvimento de estratégias interculturais abrangentes para ajudá-las a perceber a vantagem da diversidade e a geri-la de forma positiva. O programa propõe um conjunto de ferramentas analíticas e práticas para ajudar as partes locais interessadas nas várias etapas do processo.

%d bloggers like this: