Integração de pessoas ciganas em Portugal: com a palavra de José Fernandes

Por: Danielle Menezes, em português brasileiro

Portugal é um país com uma rica diversidade cultural, e a comunidade cigana desempenha um papel fundamental nessa tapeçaria única. 

Por isso, no segundo episódio do podcast, recebemos José Fernandes, Presidente da Techari, Associação Nacional e Internacional que atende cerca de 4 mil pessoas ciganas.  Em nossa conversa, falamos sobre a importância da integração, os obstáculos enfrentados e as iniciativas que buscam promover uma sociedade mais inclusiva e respeitosa para todas as pessoas. Confira mais detalhes nesse post. 

Empregabilidade: um desafio para Portugal

A Comissão Europeia divulgou em julho, um relatório sobre o emprego e a evolução social na Europa indicando que Portugal tem, entre os Estados-Membros da União Europeia, uma das taxas mais baixas de emprego para a população cigana, cerca de 31%.  Para José Fernandes, as empresas deveriam ser obrigadas a cumprir uma cota de contratação de pessoas ciganas. Essa medida visa aumentar a representatividade e a inclusão no mundo do trabalho, garantindo-lhes oportunidades de emprego dignas e justas.

Integração: uma via de dois sentidos

José Fernandes afirma que devemos combater a ideia de que as pessoas ciganas não querem se “integrar”. De acordo com a sua opinião, a integração social deve ser uma via de dois sentidos e trabalhada com a sociedade como um todo, sendo que a representatividade é um aspecto essencial para que as pessoas se sintam incluídas e reconhecidas, inclusive em cargos de liderança e influência. 

Educação: muito além da escola 

A educação é um dos pilares mais importantes para promover a integração de pessoas ciganas na sociedade, mas não basta ter escolas. É fundamental que as crianças tenham acesso a condições materiais dignas para que possam se dedicar verdadeiramente aos estudos, isso inclui, políticas que garantam condições de habitação e alimentação decentes às famílias.  

Associação Techarí: lutando pela causa

Para combater esses desafios, a Associação Techarí tem sido uma voz ativa na promoção dos direitos e na luta contra o preconceito enfrentado pela comunidade cigana em Portugal. Desenvolvem um trabalho em diversos territórios e atuam em parceria com Câmaras Municipais, Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e também grupos de outros países. 

Para saber mais, ouça a entrevista na íntegra no nosso episódio de PODCAST.

Se você deseja conhecer mais sobre o trabalho da Associação Techarí ou contribuir para essa causa, entre em contato através dos seguintes endereços eletrônicos:

  •  geral@techari.org
  •  josefernandes@techari.org
  • associacaotechari2020@hotmail.com

 Vamos juntos promover um mundo mais inclusivo e respeitoso!

Acompanhe as redes sociais da Cooperativa RPCI para conhecer mais do nosso trabalho: basta procurar por “cidadesinterculturais”

#inclusão #integração #preconceito #diversidade #empregabilidade

Leave a comment