Todos os anos a RPCI convida as cidades membro da sua rede para se reunirem presencialmente num dia cheio de partilha onde se anuncia a proposta de projeto conjunto para esse ano. Este ano, a cidade de Barcelos (membro recente da rede) quis acolher este evento e fez-nos o convite que aceitámos com muito prazer.
Esta Reunião Nacional da RPCI decorreu assim no dia 7 de fevereiro de 2024, na Casa da Criatividade, em Barcelos. Um espaço muito interessante que estreou recentemente, onde se organizam eventos e workshops para artistas artesãos locais.
Com a Direção da Cooperativa estiveram reunidas as cidades do Porto, Oeiras, Famalicão, Braga, Barcelos, Vila Verde, Viseu, Loures, Santa Maria da Feira e a freguesia de Paranhos. Faltaram as cidades de Lisboa, Cascais, Amadora, Setúbal, Coimbra, Beja, Albufeira e Portimão que, estando presentes, completariam esta rede que já conta com 18 cidades.
A sessão foi aberta pela Vereadora da Cultura de Barcelos, Dra. Maria Leite Braga, que acolheu os convidados e apresentou sucintamente o lugar onde a reunião decorreu. De seguida, a Presidente da Rede e Cooperativa RPCI, Carla Calado, tomou a palavra e guiou a sessão da parte da manhã onde apresentou a Cooperativa, um balanço dos resultados de 2023 e planos para o futuro próximo.

Relativamente aos projetos de 2023, primeiro, a Presidente da RPCI sintetizou os objetivos e resultados do projeto comum Intercultural Ecosystems, e de seguida apresentou também as atividades realizadas e ainda por realizar nos dois projetos europeus que se encontram ainda em curso, o projeto NET-IDEA e o projeto DiverCities. Foi dado particular destaque ao primeiro, tendo partilhado as suas experiências cada uma das três cidades envolvidas no projeto, Vila Verde, Santa Maria da Feira e Braga, muito em especial, em relação às formações multimédia e não discriminação e aos workshops Photovoice – ambos realizados com grupos de jovens.
De seguida, Carla Calado apresentou a proposta do projeto anual de 2024 – a que demos o nome de “Escolas Interculturais” -, os seus objetivos, atividades e orçamento. Pretende-se realizar atividades em escolas selecionadas, das cidades que participarem ativamente no projeto, no sentido de sensibilizar pais, funcionários e crianças para a inclusão intercultural.
Da parte da tarde, o município de Barcelos apresentou o trabalho desenvolvido localmente no âmbito da interculturalidade. Ouvimos da parte de quatro parceiros locais (Intercultural Association For All, Mobility Friends, Associação SOPRO, GaloArtis) e, depois, da parte do próprio Município (tendo-se centrado nos projetos FAMI 102 e 103 e nos projetos da Educação, Cultura e Desporto).
Por último, a sessão contou com o encerramento por parte do Vereador da Ação Social de Barcelos, Dr. António Ribeiro, que agradeceu a presença de todas as pessoas e reiterou a importância de trabalharmos os temas ligados à interculturalidade junto da população local e nacional.

#cidadesinterculturais #encontroanual
