Jovens Reforçam Luta pela Igualdade e Inclusão Intercultural, em Vila Verde

Por: Eva Calado (em colaboração com o Município de Vila Verde)

Exposição “Vozes Visuais: Retratos de Pertença” juntou 150 participantes em Vila Verde

Mais de 150 pessoas participaram ontem, em Vila Verde, na exposição “Vozes Visuais: Retratos de Pertença”, resultado do projeto internacional Projeto NET-IDEA que levou um conjunto de jovens a expressarem-se sobre a discriminação e as desigualdades sociais.

Devido às alterações climatéricas, o evento – que estava previsto para a Praça de Santo António – decorreu no espaço da Adega Cultural de Vila Verde, contando com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Lopes, e da representante da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais, Eva Calado.

“É muito importante, para o progresso da nossa comunidade e para o bem-estar de todos nós, continuar a dar voz às pessoas da nossa comunidade e lutar pelo direito de igualdade e inclusão de todos os cidadãos”, defendeu Manuel Lopes, na abertura da exposição.

Dando voz ao que jovens de Vila Verde têm a dizer no que diz respeito ao seu sentimento de pertença, inclusão e identidade, cada fotografia apresentada está acompanhada de um código QR, onde se pode ouvir a explicação de cada jovem sobre aquela mesma fotografia.

Entrada da Exposição “Vozes Visuais: Retratos de Pertença” em Vila Verde

Conforme notícia publicada anteriormente, esta exposição surge no âmbito do Projeto NET-IDEA (Network of European Towns for Interculturalism, Diversity, Equality & Anti-Discrimination) e inspirou-se nos resultados do evento “Juventude Anti-Rumores 2023” e de uma posterior atividade de photovoice realizada com jovens do concelho de Vila Verde, em parceria com o Centro Comunitário de Vila de Prado, da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.

O objetivo foi o de encontrar os pontos de pertença destes jovens na comunidade, tal como os locais onde esta pertença é menos sentida. Pretendeu-se, assim, contribuir para uma reflexão local sobre identidade e ilustrar como se pode promover uma cidade à qual todas as pessoas sentem que pertencem.

No lançamento da exposição estiveram também presentes o presidente da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, Armando Osório; o Comandante da GNR de Vila Verde, Sargento Silva Pereira, e o diretor da Escola Técnica Superior Profissional (IPCA), Filipe Chaves.

Estiveram ainda representadas instituições como o Município de Barcelos, a APPACDM, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde e a Casa do Povo de Ribeira do Neiva.

O projeto chega assim à reta final, seguindo-se duas exposições semelhantes (uma em Braga e outra em Santa Maria da Feira, entre os dias 9 e 10 de abril) e o evento de encerramento que acontecerá em Botkyrka, na Suécia, nos dias 16 e 17 de abril, com a participação dos municípios de Vila Verde, Braga e Santa Maria da Feira.

Quer ficar por dentro de toda a programação da Rede Portuguesa de Cidades Interculturais e da Cooperativa RPCI?

Siga-nos no YouTube e conheça os nossos outros canais: basta procurar por “cidadesinterculturais”

#inclusão #integração #beeverything #belong #participação #jovens #RPCI #cidadesinterculturais #ICCCities

One thought on “Jovens Reforçam Luta pela Igualdade e Inclusão Intercultural, em Vila Verde

Leave a comment