Por: Inês Granja
No próximo dia 19 de junho, terá lugar em Loures o encontro nacional de encerramento do projeto internacional DiverCities no formato de um seminário final para os parceiros locais e outras cidades, para partilhar os resultados e as aprendizagens atingidos.
Em Portugal, este projeto envolveu a RPCI- Rede Portuguesa das Cidades Interculturais e a CM Loures, tendo iniciado por reuniões com mais de 30 entidades locais, associadas ao Plano Municipal de Integração de Pessoas Migrantes de Loures (PMIM) onde foi realizada a avaliação do anterior PMIM e apontadas ideias para o próximo. Após esta primeira fase, um diagnóstico participativo com 54 pessoas de diversas origens. Por fim foram realizadas Assembleias Participativas Interculturais, com o envolvimento de duas organizações da sociedade civil locais, a AMRT e a AMUA. Estes parceiros, sediados no bairro da Apelação, cuja comunidade participa e beneficia do projeto e onde o projeto final tem lugar, cooperaram para envolver diversas pessoas nas assembleias e na organização de um micro projeto local. As assembleias geraram uma conversa muito rica sobre as condições de habitação e a falta de espaços para a interação intercultural. A senhora vice presidente da CM Loures, Sónia Paixão, esteve presente numa das assembleias, para escutar as preocupações da comunidade local, tal como a Diretora do Departamento de Habitação e de Departamento de Igualdade e Desenvolvimento Social.


As assembleias conduziram ao planeamento conjunto da requalificação de um jardim local – o jardim Da Paz, que será inaugurado no próximo dia 15 de junho, numa festa comunitária com diversas atividades desportivas, culturais e de sensibilização e convívio.
Do DiverCities resultaram ainda, entre outros produtos, um conjunto de recomendações para políticas públicas para Assembleias Participativas Interculturais.
No evento de dia 19 de junho, as pessoas participantes poderão ficar a saber com detalhe como foi realizado o projeto e o que cada parceiro extraiu para a sua prática presente e futura. As pessoas representantes das cidades aderentes à RPCI poderão ainda ter acesso a um workshop exclusivo sobre assembleias participativas!

Descarregue aqui o programa e o cartaz.
Mais detalhes do evento abaixo:
Título: O papel das metodologias participativas na promoção da interculturalidade
Data: 19/06/2024
Horário: 11h-13h (público em geral); 11h-17h (cidades RPCI e entidades parceiras da CM Loures)
Local: A Fábrica – Espaço Multiusos | JF Camarate, Unhos e Apelação (jf-camarate-unhos-apelacao.pt) https://maps.app.goo.gl/xepvPaBCoB1aNX8B7
Link para inscrição, até dia 17 de junho: https://forms.gle/wypJenA1u8Bfo5e86
(uma inscrição por pessoa)
Programa:
11h – Boas vindas (CM Loures)
11h15 – Projeto DiverCities em Loures: resultados e aprendizagens (CM Loures e RPCI)
12h – Testemunhos (AMUA, AMRT, CATL Verdine – pastoral dos ciganos, pessoas que participaram nas Assembleias)
12h30 – Debate
Tarde: exclusiva para cidades RPCI e entidades parceiras da CM Loures
14h – 17h: workshop: Assembleias participativas/ comunitárias (inscrições limitadas)
Destinatários
Prioritários:
– Entidades parceiras CM Loures
– Staff CM Loures
– Cidades membro RPCI
Outros:
– Público em geral
Garantam o vosso lugar. Contamos convosco!
