O Projeto Intercultural Schools está no terreno! Depois de, em maio deste ano, ter sido realizado o Encontro de Cidades destinado à Partilha de Boas Práticas, em setembro iniciou a série de Workshops com Alunos de 2.º e 3.º ciclos.
O projeto da RPCI esteve em Barcelos, na Escola EB 2 3 Gonçalo Nunes no passado dia 30 de setembro e, aí, estreou o Workshop Anti-Racista, com uma equipa de formadoras composta por três pessoas, a coordenadora de projetos Inês Granja, a consultora interna Mab Marques e a perita Paula Cardoso (jornalista e ativista, fundadora da Rede Afrolink). Estiveram presentes na sessão duas turmas, três docentes e uma auxiliar da ação educativa. Na sala conviviam várias múltiplas origens, cinco línguas, português, brasileiro, crioulo, árabe e chinês, mais de cinco nacionalidades, experiências pessoais muito diversas.

O Workshop Anti-Racista foi preparado pela RPCI a pedido das 4 cidades-chave do projeto, Barcelos, Lisboa, Oeiras e Paranhos; e contou com a consultoria da perita Paula Cardoso. Este atravessa questões concetuais, questóes sobre história e sociedade, e simultaneamente procura promover a aquisição de novos conhecimentos e incentivar a autorreflexão para, por essa via, estimular a adoção de atitudes e comportamentos inclusivos.
O projeto Escolas Interculturais, que se trata do projeto anual de 2024 da RPCI e que é financiado financiado pelo Conselho da Europa (programa Intercultural Cities) dá resposta nesta série de workshops aos objetivos centrais do projeto: promover iniciativas de sensibilização intercultural em contextos educativos; fomentar a lente intercultural nos contextos educativos e promover as competências interculturais.
A próxima Cidade a receber o Workshop Anti-Racista é Lisboa; no fim do mês de outubro, a RPCI irá à Escola Passos Manuel.
