Entidades parceiras do projeto EPIC_IDEA participaram no kick-off meeting em Fuenlabrada, Espanha

Entre os dias 15 e 16 de outubro 2024, decorreu em Fuenlabrada, Espanha, o evento de lançamento do Projeto EPIC_IDEA Empowering Youth Participation for Inclusive and Plural Communities, financiado pela União Europeia e liderado pela ICEI – Instituto de Cooperação Económica Internacional.

Este projeto, que se iniciou em setembro de 2024 e termina em agosto de 2026, é promovido por uma parceria transnacional de organizações da sociedade civil destinada a criar as condições necessárias a uma abordagem efetiva de baixo para cima na promoção da participação cidadã na vida democrática dos quatro países-alvo, em particular, de pessoas jovens. Para além de Portugal, são parte ativa Espanha, Hungria e Itália. A iniciativa que conduziu à criação do projeto surgiu das relações criadas no âmbito da Rede Internacional das Cidades Interculturais, programa do Conselho da Europa, e inspira-se no trabalho realizado pelas redes Portuguesa (RPCI), Espanhola (RECI) e Italiana (ICEI). O projeto junta um total de sessenta e nove cidades nos três países e outras entidades parceiras da sociedade civil. A ONG United for Intercultural Action é a entidade responsável pela participação da Hungria, país que, desta forma, trabalha pela primeira vez com a RPCI. Portugal toma parte no projeto com três cidades, Cascais, Santa Maria da Feira e Vila Verde, e com um parceiro social, o Clube Intercultural Europeu.

O kick-off meeting, que decorreu esta semana, traduziu-se numa formação transnacional, na qual tomaram parte ativa todas as entidades parceiras nacionais de Portugal. A comitiva portuguesa integrou 9 pessoas: a Rede Portuguesa de Cidades Interculturais, que se fez representar através da sua presidente e diretora geral, Carla Calado, e da coordenadora de projetos Inês Granja, estiveram presentes os técnicos municipais indicados pelas três cidades, Raquel Ribeiro, por Cascais, João Silva, por Santa Maria da Feira, e Alexandrina Cerqueira e Judite Pregueiro, por Vila Verde; o Clube Intercultural Europeu, através da coordenadora geral Ana Quintela, Daniel Padrão, da associação CIRAC, de Santa Maria da Feira, e Milton Trajouce, da associação Somos Luz, que trabalha com a Câmara de Cascais.

A formação de dois dias incluiu momentos dedicados à partilha de expectativas, de brainstorming sobre as várias fases do projeto, sobre a estratégia anti-rumores na qual se baseia o projeto e, ainda, sobre diferentes formas de gerar mudança através da participação e outras metodologias como o Futures Thinking. A RPCI apresentou os princípios de uma abordagem participativa com jovens, através da Flor da participação, e a cidade de Cascais e o Clube Intercultural Europeu partilharam as suas práticas: a Rede de Valorização Territorial, o projeto “U4EU 2.0 – Youth Shaping Europe’s Tomorrow” e o projeto “With your own voice“.

Dia 2 do kick-off meeting em Fuenlabrada. Apresentação da síntese dos brainstormings sobre os work packages do projeto

Até ao final do projeto estão planeados outros momentos de encontro presencial com as entidades parceiras internacionais, primeiro em 2025, Budapeste e, depois, em 2026, Estrasburgo. Até lá, as Cidades vão trabalhar para:

  • Diagnóstico nacional de necessidades e interesses de pessoas jovens e de profissionais da juventude
  • Organização de 1 encontro de profissionais da juventude
  • Organização de 1 encontro de jovens
  • Organização de 1 policy lab em Portugal
  • Organização de ações antirrumores locais

Voltamos com mais notícias do EPIC_IDEA muito em breve!

#EPICIDEA #cidadesinterculturais

Sigam-nos: Facebook Instragram Linkedin Spotify

Leave a comment