Por Danielle Menezes, em português brasileiro
No mais recente episódio do podcast Portugal Plural, tivemos a honra de entrevistar a professora Maria José Veloso Costa, da Escola Gonçalo Nunes, para discutir os avanços e desafios do projeto Escolas Interculturais. Financiado pelo Conselho da Europa, o projeto trabalha com autarquias para promover diversidade e inclusão em ambientes escolares, construindo uma educação que reflita o valor das diferenças culturais.
Durante a conversa, Maria José compartilhou a experiência da Escola Gonçalo Nunes, que se destaca pelo envolvimento profundo em práticas interculturais, abrigando estudantes de cerca de 24 nacionalidades. Com 44% do corpo estudantil formado por pessoas estrangeiras, principalmente oriundas do Brasil, a escola é uma vitrine de diversidade e um exemplo no combate ao preconceito racial e à discriminação. Esse contexto multicultural torna a implementação de atividades de acolhimento e inclusão um desafio transformador, e a Professora enfatizou como esse cenário abre oportunidades valiosas de crescimento para toda a comunidade escolar.
Um dos pontos altos discutidos foi o recente workshop antirracista, onde jovens estudantes participaram ativamente, quebrando expectativas ao debaterem temas complexos como a discriminação racial. Questionários e debates incentivaram uma reflexão profunda sobre preconceito e reforçaram o compromisso da escola em criar um ambiente seguro e igualitário para todas as pessoas, independente de origem e cor da pele.
Maria José também destacou a importância de mudanças estruturais nas escolas para ampliar o apoio a estudantes e suas famílias, como o suporte na documentação, essencial para a adaptação, e a criação de um ambiente acolhedor.
No episódio, ela enfatiza que a sensibilização intercultural e o intercâmbio de experiências culturais são passos fundamentais para que as escolas possam enfrentar os desafios da diversidade de forma integrada e enriquecedora. A Professora comentou que a presença de nacionalidades diversas na escola reflete o que ela acredita ser a “mais-valia da gestão intercultural” – uma estratégia que beneficia não apenas estudantes, mas a sociedade como um todo.
Maria José acredita que, ao promover a igualdade de oportunidades e o respeito mútuo, estamos formando pessoas com mais empatia para enfrentar um mundo globalizado. Sua visão sobre o futuro das escolas interculturais deixa uma mensagem inspiradora sobre o potencial das instituições de ensino como espaços de inclusão e mudança social.
Ficou curioso para saber mais? Ouça agora a entrevista completa com Maria José Veloso no Portugal Plural e conheça a fundo o impacto do projeto Escolas Interculturais na vida dos alunos, alunas e das comunidades onde atuam!
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