Reunião anual RPCI em Oeiras

Na passada semana, nos dias 10 e 11 de fevereiro, deu-se a sua habitual reunião anual de cidades aderentes à Rede Portuguesa das Cidades Interculturais, desta feita recebida pelo munícipio de Oeiras.

Neste encontro estiveram presentas mais de 20 pessoas, entre elas representantes das cidades de: Barcelos, Braga, Cascais, Lisboa, Loures, Portimão, Porto, Vila Verde e Viseu.

Todos os anos a RPCI convida as cidades aderentes para vários momentos de partilha:

  • No início do ano, uma reunião presencial de planeamento das prioridades anuais e do projeto conjunto do ano, onde podemos ainda ter o privilégio de conhecer as práticas da cidade que nos acolhe.
  • A meio do ano, uma reunião online de partilha de práticas, com mote da prioridade estabelecida conjuntamente para o ano.
  • No final do ano uma reunião online de balanço anual, onde as cidades podem ficar a par dos desenvolvimentos e conquistas da RPCI (nomeadamente relativos aos projetos europeus e projeto anual), bem como refletir sobre os melhores momentos e propor melhorias ao funcionamento da Rede de Cidades Interculturais. Neste momento são ainda recolhidas propostas das cidades para o tema do projeto anual do ano seguinte, que será a prioridade a trabalhar.

O encontro em Oeiras no dia 10 iniciou-se pelas 14h por uma visita guiada ao território, com direito a guia turística e paragem em vários lugares de relevo, incluindo um passeio pelo Jardim dos Poetas e pelos jardins do Marquês e uma prova de vinhos na adega do munícipio, culminando num jantar de cachupa, confeccionada com suporte da comunidade local e animado por um maravilhoso duo de músicos no Centro Comunitário Alto da Loba. Pelo meio, foram apresentadas as iniciativas da cidade no âmbito da Interculturalidade, por parte da equipa técnica da Câmara de Oeiras e do Sr. Diretor do Departamento Desenvolvimento Social, Luís Afonso.

Destacamos a importante presença de associações de base local, tais como a Associação Moinho em Movimento, Assomada, Pombal XXI, Associação de moradores dos Navegadores , AAMA, Associação Mundo Feliz, Associação Lage em Movimento, KMT e Amigos de Santa Cruz, que nos presentearam com os importantes projetos e iniciativas que lideram nas suas comunidades e o papel do Munícipio e de entidades privadas na sua sustentabilidade. Esta ligação e suporte à liderança das comunidades locais coloca em prática um dos mais importantes pilares da perspectiva Intercultural: a participação ou, dito de outra forma, “Nada sobre nós sem nós”.

Dia 11 os trabalhos iniciaram pela manhã, sendo este momento dedicado à RPCI, após as boas vindas da Sra. Vereadora Teresa Bacelar, vereadora dos pelouros de Desenvolvimento Social e Saúde e Responsabilidade Social – Programa municipal “Oeiras Solidária” que nos enquadrou sobre a importância da temática da Diversidade e da Interculturalidade para o território, onde coexistem múltiplas nacionalidades e identidades e dos investimentos da munícipio na criação de uma cidade onde todas as pessoas possam prosperar.

A maioria das cidades propôs, na reunião de final de ano de 2024, que a prioridade de 2025 fosse uma continuidade dos trabalhos do ano transato, pelo que a RPCI preparou uma proposta de projeto anual centrado novamente na educação intercultural e no trabalho com escolas. Esta proposta foi apresentada e debatida, e foi colocada à consideração das cidades presentes quais desejariam fazer parte do consórcio deste projeto. O projeto anual, apesar de abranger todas as cidades da RPCI, tem tido por hábito acolher 3 a 4 cidades como parte do consórcio de parceria, que participarão de uma forma mais próxima nas tomadas de decisão do mesmo. Em breve daremos mais notícias!

De seguida, foram apresentados os desenvolvimentos dos projetos europeus em que a RPCI está envolvida, nomeadamente:

  • EPIC_IDEA: um projeto iniciado em setembro 2024 e que se propõe a trabalhar com jovens e profissionais de juventude, encontrando-se em fase de diagnóstico e preparação do Encontro nacional de profissionais de Juventude em Santa Maria da Feira, a decorrer entre 13 e 14 de março. As metodologias Antirrumores e Futures Thinking serão usadas neste contexto. Estão envolvidas neste projeto as cidades de Cascais, Santa Maria da Feira e Vila Verde.
  • STAND: iniciado em janeiro de 2025, encontra-se na fase inicial de diagnóstico. O projeto pretende trabalhar com profissionais e jovens para uma Co construção de narrativas alternativas. Fazem parte do consórcio deste projeto as cidades de Barcelos, Loures, Vila Verde e Viseu.

Para se manter a par sobre estes projetos, visite a nossa página de projetos aqui: https://cidadesinterculturais.pt/projetos/ e siga-nos nas redes sociais.

Por fim, deu-se um momento de reflexão e aprendizagem sobre a temática das Narrativas e Narrativas Alternativas, liderados por Carla Calado, coordenadora da RPCI e presidente do conselho de administração da cooperativa RPCI.

Finalizada com um almoço volante gentilmente oferecido pelo munícipio de Oeiras, a reunião foi descrita como um sucesso pela maioria das pessoas participantes, tendo o formato de dois meios-dias sido elogiado e recomendado como norma daqui para a frente.

Obrigada Oeiras pela maravilhosa recepção e a todas as cidades e associações pela entusiástica participação e contributos!

#Barcelos #Braga #Cascais #Lisboa #Loures #Portimão #Porto #VilaVerde #Viseu #cidadesinterculturais #RPCI #ICCities

Leave a comment