Por: Inês Granja

Legenda: Produto de uma das etapas de trabalho do workshop
Na manhã do passado dia 21 de março, a RPCI esteve na cidades de Barcelos para, no âmbito do projeto STAND, e em conjunto com o município, implementar uma ação de sensibilização com jovens. Três turmas da Escola EB 2, 3 de Manhente foram convidadas a celebrar na biblioteca escolar o 60.º aniversário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial e a abrir as festividades do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, que se celebra a 8 de abril. O evento contou também com a presença de staff municipal e de profissionais de ensino. A abertura da iniciativa ficou a cargo do Chefe de Divisão da Ação Social e Saúde e a sessão foi guiada pela coordenadora de projetos da RPCI, Inês Granja, com a colaboração da técnica do município de Barcelos, Tânia Carvalho. Houve ainda um momento de conversa com a barcelense cigana Alcina Monteiro, no qual foi convidada a participar Natália Santos, técnica do projeto Escolhas com vasta experiência de trabalho com comunidades ciganas locais.
A ação de sensibilização em Barcelos foi a primeira atividade presencial do projeto STAND em Portugal, que iniciou em janeiro deste ano e termina em agosto de 2027.
STAND é um projeto internacional, fruto das relações desenvolvidas no âmbito do Programa de Cidades Interculturais do Conselho da Europa. Este projeto tem como propósitos: apoiar as cidades europeias na construção de narrativas que valorizem a diversidade e o contributo das minorias para o desenvolvimento social; envolver e capacitar as organizações da sociedade civil, em particular as que trabalham no domínio da juventude, no processo de construção e divulgação de narrativas alternativas; e aumentar o intercâmbio e a cooperação entre as cidades europeias sobre os temas-alvo do projeto. O STAND envolve cidades e organizações da sociedade civil de 4 países, Espanha, Itália, Polónia e Portugal.
Esta ação com jovens do ensino básico teve por objetivos fomentar a empatia com pessoas ciganas, incentivar a reflexão sobre as interações com as pessoas ciganas e promover narrativas positivas. Num primeiro momento, foi promovida uma reflexão individual e conjunta e, depois, num segundo, um diálogo aberto com Alcina Monteiro, para desconstruir preconceitos e estereótipos sobre as pessoas e as comunidades ciganas.
Duas das três turmas envolvidas nesta atividade já tinham comemorado o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial no ano passado, numa atividade que veio a ser considerada entre as boas práticas apresentadas pelo projeto Escolas Interculturais (projeto anual 2024 da RPCI) ao Programa das Cidades Interculturais, do Conselho da Europa, e que consta do Guia Abordagem Intercultural nas Escolas, criado pela RPCI no mesmo projeto.
Em breve, traremos novidades acerca do projeto STAND, cuja kick-off meeting se encontra a decorrer, neste momento, em Parma, Itália.
#cidadesinterculturais #takeastand
