(Take a) STAND: A voz das pessoas jovens 

Por: Sofia Brito

No âmbito do Projeto STAND, a Câmara Municipal de Loures e a RPCI organizaram um evento de convívio e reflexão entre jovens no passado 24 de maio, no Parque Nacional do Cabeço de Montachique, Loures, com o objetivo de refletir sobre as narrativas existentes que afetam negativamente as suas vidas. 

Narrativas Alternativas: o que são e porque importam?

Nos dias de hoje, as pessoas jovens estão imersas num turbilhão de informações, opiniões e histórias que circulam rapidamente através das redes sociais, amizades e até mesmo de maneira informal, nas ruas. Esses “rumores” – muitas vezes distorcidos ou baseados em preconceitos – têm um grande impacto na forma como pessoas jovens se percebem, percebem as outras pessoas e nas relações sociais que estabelecem.

As narrativas alternativas têm sido uma ferramenta poderosa para contrariar as narrativas dominantes e estabelecer um espaço de reflexão crítica sobre questões como o racismo, a igualdade de género e sobre outras formas de discriminação. Ao explorar “o que se diz por aí” – o que é contado, mas também o que é escondido ou distorcido – podemos ajudar pessoas jovens a falar sobre o que as afeta e a desenvolver uma visão mais empática e justa sobre o que afeta outros grupos de jovens.

No dia 24 de maio a Câmara Municipal de Loures convidou a RPCI para dinamizar uma atividade no Parque Nacional do Cabeço de Montachique com jovens dos diferentes bairros do Município para marcar o dia internacional da Diversidade Intercultural ( 21 de maio). Neste evento, para além de atividades radicais e de convívio entre bairros, vivenciou-se um momento de partilha e reflexão sobre as narrativas ouvidas pelas pessoas jovens.

Narrativas Alternativas: Que Rumores ouvem as pessoas Jovens?

Entre as narrativas que as pessoas jovens mencionaram estão narrativas de cariz racista, xenófobo (face a pessoas migrantes), sexista, idadista (sobre as pessoas jovens) e ainda relacionadas com as aptidões escolares e académicas, temas muitas vezes alimentados por estereótipos e desinformação, onde as narrativas alternativas podem ser fundamentais. Embora o mundo tenha feito avanços importantes nas últimas décadas, ainda existem muitas “histórias” a circular sobre as pessoas de diferentes idades, géneros, etnias e culturas que reforçam preconceitos.

Num primeiro momento cada jovem colocou a sua ideia em post-its e verificou-se através dessas ideias que muitos rumores ainda são passados como verdades, como a ideia de que pessoas n*gras são mais propensas a cometer crimes, ou que as pessoas migrantes trazem desvantagens económicas, que “devem voltar para a sua terra” etc… Essas histórias não apenas distorcem a realidade, mas também contribuem para a marginalização de grupos inteiros.

As narrativas alternativas e momentos como este podem incluir a promoção de histórias reais e inspiradoras sobre a diversidade, onde jovens de diferentes origens  e culturas compartilham as suas experiências e debatem sobre o impacto que têm nas suas comunidades. 

A igualdade de género foi outra área crucial onde os rumores e as narrativas tradicionais apontadas por este grupo de pessoas jovens reproduzem ideias que podem moldar negativamente as atitudes e comportamentos, tal como a ideia de que os homens são “naturais” líderes e provedores, enquanto as mulheres são vistas como mais emocionais, voltadas para os cuidados domésticos e de família. Esses estereótipos têm raízes profundas e continuam a influenciar as interações sociais, muitas vezes de forma inconsciente.

Para muitas pessoas jovens, certos comportamentos e profissões ainda são “designados” como mais adequados para um género do que para o outro. Por exemplo, a ideia de que os homens não podem mostrar vulnerabilidade ou prestar cuidados ou que as mulheres não devem ocupar cargos de liderança ainda está muito presente. Foi referido também que a maneira como as mulheres se vestem não pode traduzir como ela está na sociedade, que no fundo é livre de se expressar da maneira mais confortável para si.

As narrativas alternativas, porém, ajudaram a quebrar essas barreiras. As pessoas jovens quiseram mostrar que a igualdade de género vai além da simples divisão de tarefas. Cada vez mais, se questionam os papéis sociais e exploramos as  nossas próprias identidades sem as restrições impostas pelos estereótipos de género. 

Para muitas pessoas jovens, ouvir rumores sobre diferentes grupos pode ser uma forma de moldar suas percepções e atitudes. Em muitos casos, isso é prejudicial, pois reforça estigmas e práticas discriminatórias.

Ao proporcionar espaços para estas pessoas jovens partilharem suas próprias histórias e aprenderem sobre as realidades dos outros, o projeto STAND pode atuar como um agente transformador. A atividade culminou com a eliminação de todos os rumores negativos numa fogueira, de forma a que assim não se perpetue esses mesmos rumores, no seu sentido figurado.

Por fim, as pessoas jovens participantes foram convidadas a identificar narrativas alternativas às apontadas, dizendo de sua justiça o que gostariam que fosse dito acerca destas questões. Abaixo deixamos algumas destas narrativas:

“O lugar da Mulher é onde ela quiser!”

“Os corpos das Mulheres são sempre incríveis!”

“As mulheres são as únicas que se devem sentir bem com o seu próprio corpo!”

“Eu sou N*gro com orgulho!”

“Os N*gros são inteligentes!”

“Portugal é de todos!”

“Os N*gros são lindos!”

“Os m&grantes têm que ser valorizados!”

“Nós temos opinião!”

No final, ao fazerem uma avaliação do que foi experienciado, os jovens deixaram uma apreciação positiva enfatizando a importância do tema e o gosto em terem participado nas atividades que foram realizadas; tanto no worshop como nas atividades de arborismo. A tarde como a que vivemos, num ambiente descontraído, favoreceu o debate e a empatia e privilegiou a troca de experiências e a desconstrução de narrativas, co-criando alternativas mais inclusivas e baseadas na compreensão mútua. Ao questionar estereótipos estamos a promover uma cultura de respeito e igualdade.

Em conjunto, vamos criar novas Narrativas. Acompanhem o projeto STAND!

Podem saber mais sobre o projeto, aqui (em Inglês): https://icei.it/en/progetti/stand/

Outro site interessante, relacionado com este tema: https://odionao.com.pt/

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