Intercultural Educators: Impacto e Aprendizagens

Por: Inês Granja

Entre os meses de agosto e outubro deste ano, foram implementadas nove ações de sensibilização no âmbito do projeto Intercultural Educators

Estas iniciativas foram conduzidas por profissionais que concluíram a Formação em Competências Interculturais, realizada no início de julho no mesmo projeto — uma formação online de três dias (12 horas no total), centrada no desenvolvimento de competências interculturais a nível individual e organizacional. As pessoas em questão foram indicadas pelas cidades participantes e incluíam staff municipal, docentes, mediadores e representantes de associações locais da área social. A seleção orientou-se por critérios como a sua ligação às comunidades, o papel estratégico que desempenham na educação e na ação social, e a capacidade de multiplicar o impacto das aprendizagens em contextos diversos. 

Estas atividades de sensibilização foram realizadas nas quatro cidades do consórcio de gestão do projeto.

  • Barcelos: três ações dirigidas a estudantes e docentes;
  • Oeiras: duas ações dirigidas a estudantes;
  • Paranhos: duas ações dirigidas a estudantes e docentes;
  • Porto: duas ações dirigidas a estudantes.

No total, envolveram 177 participantes, com idades entre os 3 e os 62 anos, incluindo crianças, pessoas jovens e pessoas adultas.

Todas as ações tiveram por base o Workshop Anti-Racista criado pela RPCI no âmbito do projeto anual de 2024, Intercultural Schools. Apesar disso, cada agente de sensibilização teve autonomia para criar a estrutura e os materiais da sua ação, com o apoio e supervisão da RPCI. As ações desenvolveram-se entre momentos teóricos e práticos, de promoção do diálogo e pensamento crítico. Foram usados recursos como vídeos e materiais destinados à expressão artística. 

Ação na Creche da Fonte Coberta (Barcelos) e ação no Colégio da Nossa Sra do Perpétuo Socorro (Porto)

Em cada sessão foi recolhido feedback  – incluindo das crianças mais novas, através de questionários acessíveis através de questionários acessíveis – permitindo observar o interesse e curiosidade despertados por esta temática, muitas vezes abordada pela primeira vez em contexto escolar.

O Intercultural Educators (Educadores Interculturais) é o projeto anual da RPCI, financiado pelo Conselho da Europa (programa Intercultural Cities) abrangendo as 19 autarquias da rede nacional (RPCI). Barcelos, Oeiras, JF Paranhos e Porto fazem parte do consórcio de cidades envolvidas na gestão deste projeto. O objetivo é aprofundar o trabalho de promoção de iniciativas de conscientização intercultural em ambientes educacionais; fomentar a lente intercultural em ambientes educacionais, promovendo oportunidades de aprendizagem para staff das autarquias e profissionais de ensino; desenvolver a autorreflexão e conhecimento e, finalmente, cultivar competências interculturais.

#cidadesinterculturais #interculturaleducators

Para mais informações e atualizações, siga-nos: Facebook | Instagram | LinkedIn | Spotify Portugal Plural.

Leave a comment