





Atualmente, com autorização de residência e segundo as estatísticas oficiais, residem em Portugal cerca de 600 mil pessoas de origem estrangeira (entre 4 a 5% da população), principalmente oriundas (por ordem de importância em termos numéricos) do Brasil (22%), Cabo Verde (7%), Roménia (6%), Ucrânia (6%), Reino Unido (5,5%), China (5,3%), França (4%), Itália (3,9%), Angola (3,8%) e Guiné-Bissau (3,4%). Estimam-se que existam mais pessoas de origem estrangeira a residir em Portugal que ainda não obtiveram estatuto de residente ou fizeram conhecer a sua intenção de prolongar a estadia aos serviços oficiais. Existem ainda, um pouco por todo o território nacional, importantes comunidades de etnia cigana (cerca de 25 mil pessoas) e uma elevada percentagem de pessoas descendentes de migrantes (2as e 3ªas gerações) – dados observatório migrações 2019 e observatório das comunidades ciganas.
Sabemos, no entanto, que é necessário mais do que legislação progressiva para tornar um local verdadeiramente acolhedor e assegurar a inclusão de todas as pessoas.
A Rede Portuguesa de Cidades Interculturais é uma rede de 19 cidades (Albufeira, Amadora, Barcelos, Beja, Braga, Cascais, Coimbra, Lisboa, Loures, Oeiras, Portimão, Santa Maria da Feira, Setúbal, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Viseu e freguesia de Paranhos, Porto), parte de uma rede internacional de mais de 150 municípios em todo o Mundo, empenhadas em criar cidades mais inclusivas. São concelhos onde o executivo, e todas as pessoas que trabalham no município, estão empenhadas em promover ativamente a Diversidade local, acolher famílias recém-chegadas e assegurar que todas as pessoas se sentem incluídas.
Estas cidades têm vindo a trabalhar em conjunto de forma a desenvolver atividades e recursos essenciais para que a inclusão seja uma realidade e não apenas uma intenção. O nosso site reúne toda a informação sobre os projetos e atividades, bem como sobre os produtos que foram sendo traduzidos e criados pela rede nacional.
Clique no botão abaixo para conhecer todas as cidades interculturais da rede Portuguesa (listadas por ordem alfabética) e os seus projetos para a diversidade e inclusão.
