Ecossistemas Interculturais

Este projeto surge do desejo das cidades membros da RPCI de promover ecossistemas interculturais locais; promover a lente intercultural nos Planos e Estratégias Municipais, através de novas oportunidades de aprendizagem; e promover as competências interculturais dos funcionários municipais e das entidades parceiras.

Apesar de todas as cidades terem decidido sobre o objetivo principal deste projeto, 3 cidades decidiram integrar o grupo de trabalho para a implementação do projeto: Lisboa, Loures e Cascais.

No âmbito deste projeto, foram planeadas as seguintes atividades:

  1. Promover uma reunião de partilha de práticas com as cidades RPCI sobre formação em competências interculturais (18 pessoas de 7 cidades participaram).
  2. Avaliar necessidades formativas das cidades da RPCI (através de inquéritos respondidos por 19 pessoas de diferentes cidades)
  3. Promoção de 3 webinars e/ou workshops práticos, de acordo com os temas mais mencionados na análise de necessidades.
    • Workshop Comunicação e Interculturalidade: Neste workshop tivemos 46 participantes e pretendemos discutir as melhores estratégias de comunicação institucional de forma a evitar o reforço de estereótipos e preconceitos e promover relações interculturais positivas. Para o efeito, foram convidadas várias pessoas a partilhar as suas experiências e conhecimentos neste domínio, tais como:
      • Eva Calado, membro do conselho da RPCI, especialista em comunicação e marketing;
      • Carla Calado, presidente da RPCI, especializada em competências interculturais, diversidade e inclusão;
      • Ana Pessoa, Psicóloga, a trabalhar na Fundação Aga Khan desde 2013, implementando/coordenando projetos na área da diversidade e inclusão para públicos de diversas origens;
      • Ana Magalhães, Antropóloga, trabalhou como investigadora em projetos científicos, realizou investigação etnográfica sobre bairros marginalizados e minorias étnicas e integrou a equipa técnica do Gabinete de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária – Almirante Reis, para a Junta de Freguesia de Arroios. Trabalha atualmente no Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados da Câmara Municipal de Lisboa;
      • Cyntia de Paula, atual presidente da Casa do Brasil de Lisboa (CBL), uma associação de imigrantes sem fins lucrativos fundada em janeiro de 1992 por brasileiros residentes em Portugal e portugueses amigos do Brasil, aberta a todas as nacionalidades.
    • Workshop Comunicação Intercultural (27 junho 2023): Neste workshop tivemos 26 participantes e pretendemos refletir sobre a interação entre pessoas com diferentes influências culturais e discutir as melhores estratégias de comunicação informal de forma a evitar o reforço de estereótipos e preconceitos e ajudar a promover relações interculturais positivas no nosso quotidiano. Para o efeito, foram convidadas várias pessoas a partilhar as suas experiências e conhecimentos neste domínio, tais como:
      • Mab Marques, psicólogo, cofundadora da RPCI;
      • Sónia Matos, fundadora e atual presidente da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP);
      • Mafalda Fernandes, ativista licenciada em psicologia social, dedicada a estudar e pensar os problemas sociais relacionados com o racismo.
    • Workshop Como organizar atividades interculturais (19 setembro 2023): Neste workshop tivemos 19 participantes e discutimos as melhores estratégias para organizar atividades interculturais, a fim de evitar o reforço de estereótipos e preconceitos e promover relações interculturais positivas na nossa vida quotidiana. Para o efeito, foram convidadas várias pessoas a partilhar as suas experiências e conhecimentos neste domínio, tais como:
      • Mab Marques, psicólogo, cofundadora  da RPCI;
      • Carla Calado, presidente da RPCI, especializada em competências interculturais, diversidade e inclusão;
      • Filipa Bolotinha, licenciada em Economia, encontrou a sua vocação no desenvolvimento local e no trabalho comunitário. Atualmente é Presidente da Direção e Coordenadora Geral da Associação Renovar a Mouraria.
  4. Desenvolver recursos de comunicação e aprendizagem (artigos e episódios de podcast) e publicação correspondente nas páginas de redes sociais da RPCI. Três episódios de Podcast foi gravado com entrevistas a José Fernandes, presidente da associação cigana Techari, uma entrevista e Mónica Farinha, da JRS sobre acolhimento de pessoas refugiadas, e à enfermeira Ana Baridó especialista em enfermagem, de saúde pediátrica na Marinha Grande, todos disponíveis no canal de spotify “Portugal Plural”.
  5. Produção de um Guia de recursos com aprendizagens em PRT e ENG (em PDF). Adicionalmete foi também traduzida a checklist de projetos interculturais, produzida pelo Conselho da Europa, programa cidades interculturais. Ambos os recursos estão disponíveis na secção “ferramentas”.