O projeto Emprego Inclusivo foi uma inciativa das cidades da Amadora, Loures e Oeiras, financiado pelo Conselho da Europa, Programa Cidades Interculturais, através do sistema de bolsas Intercidades (disponível para as cidades membro). A iniciativa consistiu na elaboração de um guia de recrutamento inclusivo para fornecer informação sobre a legislação laboral das empresas portuguesas, em áreas como a legislação migratória e a inclusão no local de trabalho. Tendo em conta os prazos curtos e os constrangimentos burocráticos por parte das cidades, a cooperativa RPCI foi convidada a encabeçar esta candidatura. Uma proposta de projeto foi desenvolvida em conjunto com as cidades. O trabalho foi desenvolvido através de reuniões mensais para compartilhar o progresso e tomada de decisões.
O projeto visava promover a consciencialização em torno das vantagens da D&I e aumentar a informação disponível e fiável para as entidades empregadoras, através de:
- Folheto com informação/esclarecimento sobre legislação e vantagens da D&I para empregadores (com testemunhos de empresas que contrataram pessoas migrantes, incluindo as sem documentação)
- Brochura para pessoas migrantes e recém-chegadas com informações sobre legislação, direitos, responsabilidades e oportunidades (em várias línguas, disponíveis na seção ferramentas). Estes folhetos para pessoas migrantes foram distribuídos na forma impressa 4500 exemplares) . A versão digital do guia foi distribuída em português e inglês (continuando disponível no site) e o folheto foi traduzido para mais 6 línguas (inglês, francês, bengali, farsi, árabe, nepali), tendo em 2022 sido traduzido igualmente para ucraniano.

- 1 sessão de sensibilização para empregadores, realizado a 19 novembro 2021 com cerca de 66 pessoas presentes. Nesta sessão de sensibilização foi distribuído o guia em ENG e PRT.

- Desenvolvimento de um “Pacote de Iniciação para Empregadores Inclusivos”, com os recursos acima mencionados
- 1 episódio de podcast publicado, disponível no canal “Portugal Plural”


