Este foi o projeto anual de 2022 da RPCI juntamente com as suas cidades-membro. Foi um projeto financiado pelo Conselho da Europa (programa Intercultural Cities) e abrangeu todas as autarquias da rede nacional (RPCI), sendo que os municípios de Lisboa, Oeiras e Vila Verde integraram a equipa de desenvolvimento e acompanhamento do mesmo.
Este projeto surge do desejo das cidades membros da RPCI de estudar a interseccionalidade entre gênero e interculturalidade, como meio de desenvolver políticas públicas e práticas mais ajustadas às diferentes realidades.
Datas: abril a novembro 2022
Foi realizado um conjunto de atividades para promover uma discussão em torno da interseccionalidade, integrando as questões transversais de Género nos Planos e Estratégias Interculturais das Cidades:
- Uma reunião de partilha de práticas com as Cidades RPCI em torno de Políticas e práticas de Género (15 participantes de 7 cidades)
- 3 webinars públicos sobre Género e interseccionalidade com interculturalidade: os temas dos webinares foram decidido em conjunto com as cidades, tendo sido priorizados os temas Saúde, Comunicação e Educação. Para todos os webinares foram convidadas mulheres das mais variadas esferas profissionais (investigadoras, influencers, jornalistas, mediadoras, líderes) para apresentarem as suas inciativas e visões sobre o tema. No total envolveram cerca de 100 pessoas.
- Webinar 1) No dia 30 de maio, das 14h30 às 16h30, foi realizado o Webinar “Género, Interculturalidade e Saúde“. Cerca de 42 participantes, incluindo as oradoras, assistiram ao webinar. O objetivo do webinar foi ampliar e aprofundar o debate sobre a construção de políticas públicas de saúde que levem em consideração as questões de gênero e a interseccionalidade a partir de uma perspetiva intercultural. O webinar contou com a presença dos seguintes oradores convidados:
- Beatriz Padilla: investigadora integrada no CIES-ISCTE, como moderadora
- Cyntia de Paula: atual presidente do conselho de administração da associação Casa do Brasil, em Lisboa;
- Goizane Mota Gago, responsável pelos programas comunitários de prevenção e empoderamento das mulheres migrantes na Câmara Municipal de Bilbau, Espanha;
- Cátia Ramos: Treinadora de Hábitos e Rotinas e atleta amadora, Influencer;
- Joana Canedo do GAT: ativista dos direitos das pessoas em tratamento de dependência;
- Helena Viegas, jornalista, representante da Associação Corações com Coroa;
- Teresa Vieira: mediadora do Alto Comissariado para as Migrações do Centro de Apoio às Comunidades Ciganas.
- Webinar 2) No dia 27 de junho, das 14h30 às 16h30, foi realizado o Webinar “Género, Interculturalidade e Comunicação“. Cerca de 30 participantes, incluindo os oradores, assistiram ao webinar. O webinar contou com a presença dos seguintes oradores convidados:
- Catarina Marques Rodrigues, fundadora da plataforma Gender Calling e jornalista especializada em questões e desigualdades de género, a nossa moderadora;
- Ana Paula Costa, cientista social e membro da diretoria da Associação Casa do Brasil;
- Alice Marcelino, artista plástica portuguesa;
- Yolanda Tatti, apresentadora de rádio, vlogger e influenciadora;
- Sónia Matos, membro da direção da AMUCIP – Associação de Mulheres Ciganas.
- Webinar 3) No dia 26 de setembro, das 14h30 às 16h30, foi realizado o Webinar “Género, Interculturalidade e Educação“. Cerca de 28 participantes, incluindo os oradores, participaram no webinar. O webinar contou com a presença dos seguintes oradores convidados:
- Maria José Casa-Nova, professora e investigadora da Universidade do Minho, coordenadora do Núcleo de Educação para os Direitos Humanos na mesma instituição, nossa moderadora
- Lúcia Vicente, autora e ativista feminista
- Margarida Pacheco, especialista do Projeto ART’THEMIS+ e investigadora do Observatório da Adolescência e Violência da UMAR
- Rosa Moniz, Life & Leader Coach



- Webinar 1) No dia 30 de maio, das 14h30 às 16h30, foi realizado o Webinar “Género, Interculturalidade e Saúde“. Cerca de 42 participantes, incluindo as oradoras, assistiram ao webinar. O objetivo do webinar foi ampliar e aprofundar o debate sobre a construção de políticas públicas de saúde que levem em consideração as questões de gênero e a interseccionalidade a partir de uma perspetiva intercultural. O webinar contou com a presença dos seguintes oradores convidados:
- 3 episódios de podcast com foco em Gênero e Interculturalidade e publicação correspondente nas páginas de redes sociais da RPCI:
- Dois episódios sobre Comunicação, Género e Interculturalidade, com entrevista a Paula Cardoso, jornalista e ativista (ouvir episódio 1 e episódio 2)
- Um episódio sobre Saúde, Género e interculturalidade, com entrevista a Shenia Karlsson, perita no campo da saúde mental

- Um guia prático com um resumo das aprendizagens em PRT e ENG (em papel e vídeo), disponíveis na secção ferramentas e no nosso canal do youtube

