Inclusion Influencers

A ideia deste projeto partiu das cidades membros da Rede Portuguesa devido aos crescentes comportamentos discriminatórios identificados nessas cidades. A principal preocupação é relativa à camada mais jovem da população, uma vez que a sua exposição diária às redes sociais acaba por ser a principal fonte de informação que influencia os seus comportamentos e ações na sociedade. O fato de não haver narrativas alternativas suficientes nesses meios de comunicação criou a necessidade de agir: o objetivo do projeto foi criar conteúdo que servisse como alternativas positivas, espalhando mensagens gentis, positivas e factuais para equilibrar a balança nas redes sociais e oferecer mais ferramentas a profissionais de educação que trabalham com crianças e adolescentes. Uma das principais medidas foi trabalhar com influenciadores para ajudar a criar os conteúdos e espalhar a mensagem de forma mais eficiente para o nosso público-alvo.

Através do nosso financiamento anual do Programa Cidades Interculturais, Conselho da Europa, trabalhámos para criar ferramentas que desconstruam e desmistifiquem os mitos relacionados com a população migrante no nosso país, com vista a ajudar a desenvolver o espírito crítico, consciência, a sensibilidade e empatia por estes temas.

Os objetivos do projeto foram:

– fazer com que jovens se tornem agentes anti-rumores, agentes de mudança;

– promover uma mensagem forte de que as cidades portuguesas estão prontas para acolher e valorizar todas as pessoas;

– dotar profissionais de educação dos conhecimentos e das ferramentas para utilizarem estes conteúdos nas suas salas de aula, alcançando assim mais crianças e adolescentes;

– dotar agentes municipais do conhecimento e das ferramentas para a utilização destes conteúdos e da metodologia antirrumores, para que possam continuar a produzir e promover campanhas locais sobre o tema;

Foram desenvolvidos diversos recursos, foi organizada uma reunião de partilha de práticas entre as cidades RPCI, uma formação para profissionais de educação sobre a metodologia antirrumores e um webinar sobre o projeto. Uma campanha nas redes sociais foi ainda promovida, com o apoio de 3 influencers nas suas redes sociais, com conteúdos próprios.

Entre os recursos criados estão:

  • Um vídeo de culinária intercultural, com um chef e influencer de cozinha, publicado pelo próprio nas suas redes sociais
  • Um guia prático para profissionais de educação, disponível na seção de ferramentas deste site, em português e em inglês
  • Duas Bandas Desenhadas, com conteúdos antirrumores, disponíveis para descarregar na página das ferramentas