
Projeto Planos Municipais para a Interculturalidade
- Coordenação: RPCI
- Financiamento: Programa Cidades Interculturais, conselho da Europa
- Vigência: Abril 2020- Novembro 2020
Ações realizadas:
- Desenvolvimento de um Guia de Acolhimento para Portugal (em Português e Inglês): este guia reúne várias informações sobre os serviços existentes em Portugal, pretendendo potenciar o acesso aos serviços públicos por parte da população migrante. Pode ser encontrado na página ferramentas, em Português, Ucraniano e Inglês.
- Partilha de práticas e criação de uma Matriz de Plano de Integração de Pessoas Migrantes: esta matriz foi gerada a partir de uma reunião de partilha de práticas entre as cidades aderentes, pretendendo apoiar as cidades no desenvolvimento das suas políticas e planos de integração intercultural, com pistas e conselhos práticos, e pode ser encontrada aqui. No dia 22 de outubro, realizou-se uma reunião com 5 cidades da RPCI exclusivamente para promover a partilha do Plano de Integração de Migrantes de cada cidade. Estes planos são promovidos pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM – agora AIMA) e são criados e desenvolvidos por um conjunto de parceiros locais que cada cidade convida a integrar a Comissão do Plano. A cidade apresenta, lidera e supervisiona os Planos. Cada parceiro executa parte ou a totalidade das ações do plano, conforme decidido pela Comissão do Plano. A ACM / AIMA financia parte das atividades propostas nestes planos, de acordo com o que cada cidade e Comissão de Plano Local considerou fundamental. Todas as outras ações devem ser levadas a cabo com recursos locais ou outras linhas de financiamento. Cada plano tem a duração de 2 anos e pode ser renovado.
- Promoção de um webinar sobre Interculturalidade, a 2 de dezembro de 2020. O Webinar começou com uma breve apresentação de Ivana D’Alessandro sobre o programa ICC, seguida de uma apresentação dos produtos RPCI: App “Portugal Incoming”, Guia de Acolhimento e guia de facilitadores criado, bem como o curso online baseado em “Step by Step”, e os produtos ICC recentemente traduzidos – guia “Step by Step” e guia “Anti-rumores”. Num segundo momento, 3 cidades RPCI ofereceram-se para partilhar as suas práticas, Amadora viril com o seu Guia de Acolhimento, Santa Maria da Feira com as suas Sessões de Acolhimento e projetos de Empregabilidade, e Portimão com as suas iniciativas de Integração. A cidade de São Paulo gentilmente aceitou nosso convite para compartilhar conosco suas políticas e práticas de Integração, cidades RPCI muito inspiradas. Uma vez que a maior fatia de migrantes que chegam a Portugal são do Brasil, e dadas as iniciativas promissoras que a cidade implementa, esperamos que este seja o início de uma nova parceria! O evento foi promovido na página de Facebook da RPCI com um alcance de +4000.Cerca de 31 pessoas estiveram presentes neste webinar, e muitas colocaram questões relevantes aos nossos apresentadores. Estes foram de 7 cidades RPCI (10), outras cidades portuguesas (1), ICC/RPCI (3), parceiros e outras pessoas interessadas (17). Além disso, 3 participantes são de outros 2 serviços públicos: ACM e IEFP (Serviços de Emprego). Os produtos foram entregues a todos os participantes. O webinar terminou com um pequeno workshop de facilitadores onde os participantes puderam explorar um pouco mais os produtos, nomeadamente a APP (apresentada pela BSB consulting, empresa que desenvolveu a APP), o guia de facilitadores (apresentado por Santa Maria da Feira, cuja experiência inspirou o nosso guia) e o Guia de boas-vindas (apresentado pelo coordenador da RPCI e especialista que criou o Guia, inspirado nos guias da Amadora e de Oeiras).
4. Desenvolvimento de uma Campanha Nacional de Comunicação nas redes sociais da RPCI.
#participação #ferramentas #ICCities
