Por: Carla Calado
Nos passados dias 27 e 28 de Abril, a RPCI esteve presente em mais uma reunião e Comunidade de Práticas Internacional do projeto NET_IDEA em Erlangen, Alemanha.
Este projeto, iniciado em 2022 e financiado pela Comissão Europeia (CERV- Network of Towns), junta parceiros de Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Polónia e Suécia para criar produtos de formação sobre Competências Interculturais e fomentar a reflexão sobre estes temas junto das camadas mais jovens. Em Portugal as cidades de Vila Verde, Santa Maria da Feira e Braga fazem parte do consórcio e participam nas atividades do projeto.
Segundo Roberto Carlos Reis, Santa Maria da Feira considera “de extrema importância a partilha de experiências ajustadas à realidade de cada País, mas que eventualmente podem e ser replicadas. Estes encontros devem de continuar!”
“Estar envolvida neste projeto, que tem como objetivo trabalhar as competências interculturais, tem me permitido perceber que a multiculturalidade é uma riqueza que torna a nossa sociedade melhor, promove a compreensão mútua e abre novas perspectivas. Ao promover a diversidade, valorizamos as diferenças e construímos sociedades mais inclusivas e mais equitativas.” Diz Alexandrina Cerqueira, do município de Vila Verde.
António Direito, acrescenta que o Município de Braga “valoriza a participação em redes colaborativas, enquanto instrumentos de partilha de boas práticas e melhoria de processos.
Numa área tão sensível como a da Integração, da Diversidade, da Igualdade e Não Discriminação, os diferentes contextos de proveniência dos vários parceiros são uma excelente base de trabalho e de aprendizagem.”
Até agora já foi criado e testado um currículo de 12 horas de formação online com cerca de 200 pessoas nos vários países (35 de Portugal), e as 16 cidades parceiras encontram-se agora a preparar atividades de sensibilização locais. Esta reunião teve por mote a avaliação da formação, cuja criação foi o principal contributo da RPCI para este projeto. A formação foi avaliada pela maioria das cidades presentes como tendo ultrapassado as expetativas, sendo o fato de ter contribuído para uma efetiva auto-reflexão das pessoas participantes o mais valorizado.
Esta formação passará a fazer agora parte da oferta formativa da RPCI.
Para mais informações contate-nos para: geral@cidadesinterculturais.pt

