
*Poderá aderir apenas à rede nacional (gratuito), ou à rede internacional (5,000€/ano), incluindo já despesas de deslocações e estadia para reuniões de coordenadores anuais, eventos de partilha de práticas e visitas de estudo internacionais que acontecem regularmente. Ao pertencer à rede internacional, pertencerá também à rede nacional.
Aqui encontrará algumas informações sobre o processo de adesão que poderá auxiliar à escolha da pessoa de referência bem como algumas considerações sobre o funcionamento da rede (em inglês).
Se representa uma freguesia, um município ou região, adira já à rede Portuguesa das Cidades Interculturais (RPCI)!
É muito simples.
Primeiro Passo
Envie-nos um e-mail com o pedido de adesão do município, para: iccportugal2022@gmail.com.
Deverá indicar que pretende aderir Portuguesa de Cidades interculturais, o seu nome completo, nome da cidade e contatos da pessoa responsável por esta parceria.
Segundo Passo
Para oficializamos a parceria, deverá enviar-nos a respetiva carta de adesão, por email, com assinatura da presidência do município, freguesia ou região (em modelo que lhe será enviado), uma fotografia que ilustre a região e um texto de um parágrafo sobre a cidade e as suas políticas interculturais.
Nota: Deve estabelecer uma ou mais figuras de contato. Esta pessoa receberá as informações sobre eventos e outras oportunidades da rede internacional e da rede nacional, representará o município nas nossas reuniões (que decorrem geralmente duas vezes por ano rotativamente nas várias cidades, uma em formato presencial e outra em formato virtual) e partilhas de práticas (geralmente uma por ano, online) no âmbito da rede nacional, participará nos nossos projetos anuais conjuntos. Estes projetos são decididos e geridos colaborativamente pelas cidades da RPCI. Esta pessoa deverá, portanto, ter alguma disponibilidade para participar destes momentos.

Porque deve aderir?
Ao aderir tem acesso a uma rede nacional e internacional de partilha de práticas no âmbito das políticas municipais de inclusão. Para além da inspiração, pode ainda gerar colaborações frutuosas e desenvolver projetos conjuntos com cidades pelo Mundo fora, bem como dar visibilidade às suas práticas. Clique abaixo para saber mais:
A cooperativa RPCI
Pode ainda tonar-se parceiro da cooperativa RPCI, criada em 2021 para dar suporte e potenciar a sustentabilidade da Rede. Através da cooperativa tem sido possível a parceria em vários projetos europeus que já beneficiaram 4 cidades em 2022 e 2023, apoiando-as a concretizar projetos e partilhar experiências com outras cidades europeias.
Ao escolher uma modalidade de parceria, e contribuir com uma quota anual, poderá beneficiar de serviços exclusivos, tais como: formação ao staff e entidades parceiras locais, consultoria na criação, implementação e avaliação de Planos Municipais para a Integração de Pessoas Migrantes ou outros semelhantes, apoio ao preenchimento do INDEX e realização de diagnósticos inclusivos, apoio concretização de pedidos de apoio e financiamentos, etc.
Modalidades:
Escalão 1: 1000 eur/ano
- 3 h de serviços por ano
- Prioridade de parceria nos projetos europeus
Escalão 2: 1500 eur/ano
- 6 h de serviços por ano
- Prioridade de parceria nos projetos europeus
Escalão 3: 2000 eur/ano
- 9 h de serviços por ano
- Prioridade de parceria nos projetos europeus
Escalão 4: 2500 eur/ano
- 12 h de serviços por ano
- Prioridade de parceria nos projetos europeus
Escalão 5: 3000 eur/ano
- 15 h de serviços por ano
- Prioridade de parceria nos projetos europeus
“Ao longo da história da humanidade, a migração tem sido uma demonstração corajosa da vontade dos indivíduos em ultrapassar adversidades e garantir uma vida melhor.“
António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas,

