A Amadora “não alimenta o rumor”

No último dia 09 de Julho de 2021, a Câmara Municipal de Amadora apresentou à RPCI as iniciativas que deram resultado ao projeto Rumourless Cities – Não Alimente o Rumor, realizado em 2014.

https://www.youtube.com/watch?v=sVo-Zv4QNWc

O objetivo deste projeto era combater rumores existentes na cidade sobre a migração, por isso, foi lançada uma campanha agregada ao C4i, em conjunto com o Conselho da Europa, chamada “Não Alimente o Rumor”, que para além da comunidade local, contou com a participação de instituições, escolas e outras entidades.

Neste sentido, a CM Amadora juntamente com seus parceiros, realizaram várias atividades que culminaram em respostas para a produção do vídeo que deu forma ao produto final deste projeto. Essas atividades aconteceram em etapas divididas em sessões com dinâmicas para resolução de problemas, criação de um espaço de reflexão e interação positiva para os jovens e a recolha de testemunhos para a produção do vídeo. 

Cada pessoa pôde escolher em que área de atividade gostaria de participar o que permitiu que ficassem mais à vontade para abordar o tema e compartilhar as suas ideias e experiências, com base em três questões: 

• Que rumores estão associados ao meu projeto?

• Quais os preconceitos a que esses rumores podem expressar/ reproduzir?

• Qual o ideal/ a verdade que quero transmitir?

A participação dos jovens foi de extrema importância, pois puderam trabalhar diante da sua própria narrativa, na qual cada um trazia uma questão e uma visão de como os rumores prejudicam a imagem da cidade e das pessoas que ali habitam. Alguns dos rumores encontrados pelos jovens, podem ser vistos abaixo:

  • O estigma de que as pessoas dos bairros sociais não trabalham e que o bairro é perigoso; 
  • A crença de que certas atividades não podem ser feitas por mulheres;
  • O preconceito de que os cursos profissionais não são tão bons como os cursos superiores;
  • A exclusão social no ambiente das escolas de dança;
  • O etnocentrismo e as diferenças individuais;
  • As cores da cidade, para desmistificar o que se passa sobre a cidade nos media;
  • A quebra de preconceitos e rumores que os jovens terão de lidar ao longo da vida, através da verdade;
  • Desmistificação de preconceitos em sala de aula.

Por fim, a Amadora disponibiliza-se para partilhar este trabalho realizado ao longo dos anos, considerado como uma boa prática, com outras cidades europeias, para que estas possam aproveitar as experiências e aprendizagens vivenciadas.

Assista aqui ao vídeo da campanha:  https://www.youtube.com/watch?v=sVo-Zv4QNWc

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: