Estamos de parabéns… a dobrar!

Em 2022 a Rede Portuguesa de Cidades Interculturais comemorou 10 anos de existência. E, em maio de 2022, a Cooperativa Rede Portuguesa das Cidades Interculturais completou o seu primeiro aniversário!

Conheça a nossa história!

10 anos de promoção da interculturalidade nos municípios portugueses

A Rede Portuguesa das Cidades Interculturais faz parte do Programa Internacional das Cidades Interculturais, promovido pelo Conselho da Europa. Em 2011, foi lançado o repto a Portugal, tendo as cidades de Lisboa e Amadora respondido ao desafio. Em 2012 é fundada oficialmente a Rede Portuguesa. Dez anos depois, já 16 cidades fazem parte da Rede. Estas cidades reúnem anualmente, em média quatro vezes, para refletir e decidir os temas prioritários a trabalhar em cada ano, partilhar práticas, experiências e recursos. 

Todos os anos é desenvolvido um projeto em conjunto com apoio do Conselho da Europa, de acordo com as prioridades definidas. Estes projetos promovem atividades e produzem recursos relevantes para o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e interculturais. Ainda, as cidades podem formar consórcios e promover projetos intercidades em tópicos que reúnam o interesse de dois ou mais municípios, obtendo uma bolsa do Conselho da Europa para a sua execução. 

Como aderir à Rede?

Aderir à Rede Portuguesa é muito simples, rápido e gratuito – basta enviar um e-mail para geral@cidadesinterculturais.pt e daremos todas as instruções! De seguida, será necessário enviar um ofício que descreva esta intenção (em inglês) e algumas informações sobre o município para o Conselho da Europa. Após toda a informação ter sido recebida, será assinado um acordo e um e-mail do Conselho da Europa será então recebido para formalizar a adesão.

O que significa ser um município aderente?

Fazer parte da rede portuguesa significa:

  1. Participar nas reuniões anuais (máximo 5 por ano) e ter acesso a momentos de partilha de práticas com outras cidades
  2. Participar nas atividades promovidas pela Rede (eventos, formações, workshops, etc.) e desenvolver competências e conhecimentos relevantes
  3. Preencher o INDEX (uma ferramenta de auto-diagnóstico) pelo menos de 4 em 4 anos, que será analisado por peritos/as que enviarão um relatório de avaliação com recomendações
  4. Participar em campanhas de comunicação globais, no dia das pessoas migrantes e no dia das pessoas refugiadas
  5. Ver as suas práticas interculturais inspiradoras reconhecidas e partilhadas no site do Programa Internacional das Cidades Interculturais
  6. Aceder a eventos e produtos do Programa Internacional das Cidades Interculturais, aumentando os seus recursos  para a interculturalidade e potenciando a partilha de práticas com mais de 150 municípios em todo o Mundo

Conheça a Cooperativa RPCI 

A Cooperativa Rede Portuguesa das Cidades Interculturais surgiu em 2021 com o objetivo de dar suporte às atividades da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais e permitir ampliar a ação da Rede com mais projetos e recursos como, por exemplo, apoiando consórcios de cidades ao coordenar projetos intercidades que desejem promover ou através de fundos europeus.

A missão da Cooperativa é atuar com mais autonomia e oferecer serviços às cidades portuguesas e outras Organizações sediadas no país que tenham interesse em ampliar a interculturalidade e tornar os seus ambientes mais diversos e inclusivos. 

Descubra os nossos projetos 

Apesar do nosso pouco tempo de existência, finalizámos o primeiro ano com muitas parcerias estabelecidas e atividades desenvolvidas.

2021- Inclusion Influencers (projeto anual RPCI)

Este projeto surgiu da vontade de algumas cidades em abordar e trabalhar alguns dos desafios identificados nos territórios. 

Foi financiado pelo Conselho da Europa e levado a cabo pela RPCI  tendo contado com o apoio mais próximo de três cidades: Albufeira, Viseu e Cascais. Resultou na criação de ferramentas e um kit de atividades para trabalhar a interculturalidade e a não-discriminação junto de crianças e jovens. As ferramentas estão a ser divulgadas essencialmente através das redes sociais, nomeadamente, com a ajuda de influencers. 

2021 – Recrutamento Inclusivo (projeto intercidades)

Este projeto foi uma iniciativa das Câmaras Municipais da Amadora, Loures e Oeiras e financiado pelo Conselho da Europa. Teve como objetivo o desenvolvimento de ações (webinar) e ferramentas (guias digitais e impressos) capazes de auxiliar a construção de um mercado de trabalho português mais aberto a profissionais migrantes.

2022 – Género e interculturalidade (projeto anual)

Este projeto resulta da priorização deste tema por parte das cidades da Rede. Contou com o apoio mais próximo das cidades de Lisboa, Oeiras e Vila Verde. O seu objetivo foi promover a reflexão e o debate sobre género e as suas interseccionalidades, de modo a inspirar a construção de políticas públicas mais interculturais e inclusivas, fazendo a ponte entre os Planos Municipais de Integração de Pessoas Migrantes e os Planos para a Igualdade. O projeto consistiu na realização de um momento de partilha de práticas entre as cidades RPCI, três webinars (sobre Saúde, Comunicação e Educação) com convidadas de diversas origens, profissões e percursos, que nos trouxeram muitas reflexões e recomendações. Estas foram compiladas num vídeo e num guia prático, disponíveis em inglês e português. Foram ainda entrevistadas 3 mulheres para o nosso canal de podcast.

2022 – Redes para a Empregabilidade (projeto intercidades)

Este projeto foi uma iniciativa das cidades de Loures e Lisboa e teve por objetivo a partilha de práticas de empregabilidade em rede que beneficiem a integração profissional de talento Intercultural. Para o efeito foi promovido um momento de partilha de práticas entre as cidades RPCI, um diagnóstico de necessidades e recursos em Loures, um evento final intitulado: “Talento Intercultural: Empregabilidade e Retenção de Talentos através de redes de colaboração entre empresas, municípios e 3º setor ”e uma formação em “Como criar uma rede de empregabilidade”. As recomendações e aprendizagens deste projeto foram compiladas em três vídeos disponíveis no nosso canal de youtube em inglês e português. 

2022 – Welcome Ukrainians (projeto intercidades)

Este projeto foi uma iniciativa das cidades de Famalicão, Vila Verde e Santa Maria da Feira como forma de desenvolver recursos e potenciar a partilha de aprendizagens no acolhimento de pessoas ucranianas em Portugal. Consistiu na realização de um evento de partilha de práticas com as restantes cidades RPCI, focus-groups com pessoas ucranianas nas cidades, um evento final em Famalicão, a criação e desenvolvimento/adaptação de guias de acolhimento locais e a criação de um guia de recomendações e um vídeo com testemunhos, disponíveis em inglês e português. 

2022 – 2024 – NET IDEA (projeto europeu)

A Cooperativa RPCI integrou um consórcio composto pelas Redes de Cidades Interculturais italiana (ICEI), espanhola (RECI) e sueca, com as cidades de Lublin (Polónia) e Erlangen (Alemanha) para desenvolver uma formação em competências interculturais para profissionais dos municípios, partilhar práticas entre as 16 cidades envolvidas, desenvolver ações de sensibilização locais, envolver jovens na reflexão sobre inclusão e discriminação e promover uma campanha de comunicação internacional. Em Portugal, as cidades de Vila Verde, Braga e Santa Maria da Feira participam neste projeto.

2022 – 2024 – DIVERCITIES (projeto europeu)

A Cooperativa RPCI integrou um consórcio composto pelas Redes de Cidades Interculturais italiana (ICEI) e espanhola (RECI) para testar e potenciar a criação de Assembleias Interculturais nas cidades. Em Portugal a cidade de Loures irá receber esta iniciativa.

Podcast Portugal Plural

Com tanto a ser dito, compartilhado e debatido sobre a interculturalidade, decidimos criar o nosso próprio podcast, cujo primeiro episódio foi para o ar em janeiro de 2022. Podem aceder ao nosso canal no Spotify.

Quer ficar por dentro de toda a programação da Cooperativa RPCI?

Siga-nos no YouTube e conheça os nossos outros canais: #cidadesinterculturais

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: